Algumas, como as aquáticas, já estão em andamento, outras, como o parabadminton para deficientes auditivos, o handebol em cadeira de rodas e o tênis de mesa devem iniciar nas próximas semanas e as inscrições estão abertas.
A novidade deste ano está na nova modalidade esportiva, destinada para deficientes físicos: a bocha adaptada. De acordo com a coordenadora do Projeto, Fábia Freire, o esporte é competitivo e democrático, podendo ser praticado individualmente, em duplas ou equipes. É também um jogo que atende qualquer idade ou condição física. “Ele oferece benefícios como a coordenação e o equilíbrio”, complementa Fábia que é especialista em esportes adaptados. Ela revela, também, que a bocha adaptada é reconhecida pelas entidades oficiais de nível internacional, tornando-se um desporto paraolímpico.
Os interessados devem procurar a coordenação do Projeto, por meio do telefone (45) 9935-4638 ou do e-mail atacartoledo@gmail.com, para fazer as inscrições. Não há custos.
PROJETO
O Clube Escolar Paradesportivo é um projeto desenvolvido pela Associação Toledense de Atletas em Cadeira de Rodas (Atacar) e atua com crianças e adolescentes a partir dos 7 anos de idade com deficiência física, intelectual e auditiva. São diversas modalidades esportivas adaptadas que visam proporcionar melhorias no condicionamento físico dos envolvidos, bem como na socialização e a consequente melhora na qualidade de vida dos mesmos.
As atividades aquáticas, o handebol em cadeira de rodas e o parabadminton para deficientes auditivos contam com o apoio da Universidade Paranaense (Unipar) através do projeto de extensão Atividade Motora Adaptada (AMA) que há quase dez anos desenvolve ações que objetivam a inclusão esportiva de pessoas com deficiência.
Além disso, todas as ações do Clube Escolar são apoiadas pela Unesco por meio do Programa Criança Esperança e está presente também nos municípios de Palotina e Marechal Cândido Rondon.
Da Assessoria