1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Caminhada da Natureza marca encerramento de comemoração do Dia da Água

Para encerrar as atividades em comemoração ao Dia da Água, que iniciou na última terça-feira (22), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com outras entidades, organizou uma caminhada da natureza ao longo da nascente da Sanga Panambi, que abastece o lago do Parque Ecológico Diva Paim Barth. O evento começou às 8h, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na Usina do Conhecimento.

24/03/2011 - 14:11


Os participantes foram divididos em três grupos e receberam orientações para a realização do passeio pelos quatro pontos ao longo da Sanga Panambi. A primeira parada foi no Parque das Aves, onde a equipe de orientadores mostrou breve histórico sobre a Sanga Panambi e ecossistemas que a integram.  Lá eles também passaram informações sobre reflorestamento, qualidade da água e sobre plantas aquáticas. O segundo ponto mostrava por onde a água do lago do Parque Ecológico Diva Paim Barth deságua e volta a se formar na Sanga Panambi. O objetivo desse ponto era mostrar o deslocamento dessa água até chegar na sanga. O terceiro mostrava uma área onde passam várias nascentes e que está sendo ocupada irregularmente. E o quarto ponto caracterizava o afloramento da água e a integração da área urbana e rural, com o objetivo de preservar esses ambientes naturais.
O objetivo dessa atividade, segundo a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Lilian Cardoso, é conscientizar a população para os cuidados na preservação da água. “Queremos conscientizar e sensibilizar a população urbana, sobre o impacto que a falta de cuidados causa nos meios aquáticos. Classificamos as atividades nesses quatro pontos, pois eles mostram ambientes dos mais preservados até os mais degradados. E conhecendo esses lugares, poderemos mostrar a importância deles”, afirma. Lilian Cardoso conta que nos meios urbanos o cuidado é menor. “O lixo é um dos principais causadores da poluição das águas. Nas áreas rurais o cuidado é maior do que nos espaços urbanos”.
Outra atividade aconteceu na última terça-feira (22), no distrito de Concórdia do Oeste. Alunos da escola municipal Duque de Caxias realizaram uma atividade organizada pela Emater: o programa de recuperação de nascentes, em uma propriedade rural da comunidade. Eles ajudaram a construir uma estrutura que irá preservar a nascente que é mais importe mina d´água da localidade. Também foram distribuídas fitas azuis, do programa da Itaipu Cultivando Água Boa, com o objeto de unir todos em prol da preservação e cuidados com a água. Na ocasião várias autoridades estavam presentes.
Esse evento é uma iniciativa conjunta da Secretária de Meio Ambiente, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com o apoio do Núcleo Regional de Educação, Conselho de Meio Ambiente, Conselho da Mulher, Grupo de Escoteiros Vicentino de Toledo, Programa Cultivando Água Boa da Itaipu Binacional, Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Toledo
.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29