Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Autonomia do sujeito é meta da assistência social no município, afirma Ineiva Louzada

Visando a qualificação, a profissionalização e a inserção no mundo do trabalho dos usuários da Política Nacional de Assistência Social, a Prefeitura de Toledo lançou, na última segunda-feira (17), o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS/TRABALHO). O programa é uma das ações da secretaria de Assistência Social e Proteção a Família que visa à autonomia dos sujeitos.  

19/03/2014 - 19:38


De acordo com a secretária de Assistência Social e Proteção à Família, Ineiva Kreutz Louzada, o programa prevê o encaminhamento para os cursos profissionalizantes, que serão ministrados, obrigatoriamente, pelo Sistema “S” (SESC/SENAC, SESI/SENAI, SEST/SENAT). “As formações são destinadas aos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), trabalhadores empregados que gostariam de ampliar sua qualificação profissional e demais interessados, em especial com perfil de Cadastro Único, com renda de até três salários mínimos”.

Ineiva ainda comentou que as matrículas para os cursos profissionalizantes devem ser realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), ou ainda, com a equipe técnica do ACESSUAS/TRABALHO da Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS). “Os interessados devem se dirigir até uma das unidades do CRAS localizadas na Vila Pioneiro, Jardim Coopagro, Jardim Europa, Jardim Panorama e a partir do dia 24 no Jardim Santa Clara IV, junto ao Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). Aos matriculados serão fornecidos passagens de ônibus urbano, lanche e todos os materiais utilizados nos cursos”.

Entre as qualificações profissionais, que são oferecidas Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), por meio do ACESSUAS/TRABALHO, estão os cursos de Manicure e Pedicure, Operador de Supermercado, Auxiliar de Crédito e Cobrança, Pizzaiolo, Camareira em Meios de Hospedagem, Açougueiro, Cabeleireiro, Mecânico de Motocicletas, Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial e Auxiliar Administrativo.

Ineiva Louzada destacou que o ACESSUAS/Trabalho é uma das ações que concretiza o princípio da assistência social. “O foco da assistência social é a busca constante da autonomia do sujeito por meio da garantia dos direitos, e o trabalho, é um direito do cidadão que com dignidade garante a sua autonomia. A qualificação profissional é um importante aliado nesta missão”.

A abertura dos cursos vem ao encontro das propostas da Catequese da Cidadania – Construindo um Município para as Pessoas, programa que rege as ações do governo municipal, no que tange a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos. Este ponto foi destacado pelo prefeito Beto Lunitti durante o lançamento. “Temos como meta em nosso governo promover a melhoria na qualidade de vida das pessoas. Quando oferecemos condições do cidadão se qualificar profissionalmente, ofertamos a ele uma possibilidade de adentrar ao mundo do trabalho e melhorar seus rendimentos”, finalizou.

Com informações da Assessoria

Anuncio gene 2