Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Mudanças na Rua Barão do Rio Branco são discutidas em audiência com comerciantes

Nesta quarta-feira (19), no Auditório Acary de Oliveira, o prefeito Beto Lunitti se reuniu, pela segunda vez, com empresários que tem seus comércios na Rua Barão do Rio Branco para discutir a remodelação da via proposta pelo Governo Municipal. A sugestão é que no local seja mudado o posicionamento do estacionamento e passe a ter três pistas de rolamento, melhorando a trafegabilidade.

19/03/2014 - 19:51


O projeto foi apresentado para todos os comerciantes presentes, sendo explicadas quais seriam as alterações. O empresário Eduardo Dalla Costa, que tem o escritório na Rua Barão do Rio Branco, comentou que esta via precisa de uma modernização, já que o acesso a ela está muito difícil. “Se nós fossemos deixar a Barão no estado que está e melhorarmos todas as vias no contorno dela, seja Sarandi, seja Almirante Barroso, ou outra, nós corremos o risco de simplesmente ao longo do tempo estagnar essa avenida, e os grandes comércios saírem para as ruas que tem mais fluxo”. Outros empresários também apontaram que seria melhor a via continuar com a mesma configuração, já que existe uma preocupação com a quantidade de estacionamentos que seriam perdidos com alteração da configuração atual da rua.

A justificativa para a mudança da via é não somente melhorar a trafegabilidade para todos, mas também diminuir oferecer segurança aos usuários. “Ruas bem estabelecidas, bem ordenadas, marcando os sinais de trânsito para dar possibilidade ao pedestre de visualização por onde trafegar, e também aos veículos e aos condutores, tendo toda a informação de velocidade, de estacionamento, de ordenamento de fluxo, de todo o contexto de proteção e fazer com que as leis de trânsito sejam cumpridas. É esse o nosso propósito, é isso que a gente propõe”, afirmou o prefeito Beto Lunitti.

O secretário de Segurança e Trânsito, Paulo dos Santos, disse que esta segunda reunião para a reestruturação das ruas contou com a presença de diversos empresários para que eles possam opinar sobre o projeto. “Teremos mais duas reuniões, a próxima marcada para o dia 21 de maio, também nesta característica de coletar sugestões e ouvir o que estes empresários têm a dizer desse processo de reestruturação”.

Todo o trabalho faz parte do conjunto de ações que serão realizadas no quadrilátero que corresponde às Ruas Santos Dumont, Piratini e São João e a Avenida Parigot de Souza visando dar mais segurança e fluidez ao trânsito nesta região. Segundo dados da Secretaria de Segurança e Trânsito, a maioria dos acidentes automobilísticos do município acontece nesta área. Desta região, apenas as Ruas Santos Dumont, Barão do Rio Branco e São João não serão alteradas neste momento, devido à necessidade de serem aprofundados alguns estudos. As demais vias já têm seus projetos aprovados e passaram pelas mudanças, atendendo as particularidades de cada localidade e respeitando as diretrizes do Código Nacional de Trânsito.

Dados técnicos justificam as mudanças

As intervenções são necessárias e comprovadas pelos números demonstrados pelo Departamento de Trânsito e Rodoviário de Toledo. Os dados apontam que, em maio de 2013, o município já contava com mais de 82 mil veículos registrados e um crescimento de aproximadamente 9% ao ano. Outra informação importante é a concentração de 42% dos acidentes de trânsito na região central da cidade, no quadrilátero entre as ruas São João, Santos Dumont e Piratini e a Avenida Parigot de Souza. Estes dados foram colhidos por acadêmicos dos cursos de Bacharelado em Engenharia Civil e de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Toledo, e por agentes da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito.

Nova rota de ônibus

Participou da audiência o diretor da empresa Sorriso de Toledo, Jorge Piano Vargas que explicou aos comerciantes que do modo que a via se encontra agora, não há como ter transporte público naquela área. Após as mudanças, haverá uma linha especial que passará no centro da cidade, facilitando o tráfego, já que muitas pessoas poderão deixar de ir ao centro de carro e optar por se deslocar de ônibus.

Anuncio gene 2