1144x150 %284%29

GERAL

Alunos do quinto ano passaram por avaliação nesta quinta

Estudantes do quinto ano das escolas municipais de Toledo foram submetidos nesta quinta-feira (25), a uma avaliação. Eles tiveram os seus conhecimentos testados nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, através de uma avaliação proposta pela Secretaria Municipal de Educação.

24/03/2011 - 14:18


A SMED, através do Programa de Avaliação do Rendimento Escolar vai avaliar os conhecimentos dos alunos para redefinir ações visando melhorar a qualidade do ensino. Além disso, a prova serve de preparação para os estudantes para avaliação do Sistema de Avaliação Básica da Educação (SAEB) do Ministério da Educação. O exame é realizado a cada dois anos e apura o índice de Desenvolvimento Básico da Educação (IDEB).

Os resultados do IDEB demoram cerca de 8 meses para serem divulgados ao município. “Implantamos este sistema municipal de avaliação, que nos traz resultados mais rápidos, para avaliar a qualidade do ensino e corrigir eventuais rumos, apontados a partir do desempenho dos alunos”, comenta a secretária municipal de Educação, Janice Salvador. A avaliação é realizada em duas etapas. A primeira aconteceu nesta quinta-feira e a outra em setembro ou outubro. A data será definida em função da data da prova do SAEB, prevista para novembro. As provas foram elaboradas por professores da SMED, com base no currículo escolar e proposta pedagógica desenvolvida nas escolas.

Os resultados deverão ser conhecidos em breve e, com isso, a SMED terá condições de avaliar a qualidade do ensino e trabalhar os pontos fracos detectados, durante os cursos de capacitação que serão realizados ao longo do ano. “Acreditamos que vamos concluir a correção das provas em cerca de 20 dias”, adiantou Janice. Segundo ela, a intenção não é criar um clima de competição entre as escolas, mas detectar possíveis falhas e trabalhar para que elas sejam resolvidas.

As provas foram elaboradas numa linguagem e estrutura semelhante ao que será feito pelo Ministério da Educação, com questões objetivas e respostas em gabarito, para que os alunos familiarizem-se com o processo, preparando-se assim para a prova do SAEB no final do ano.

Sem nome %281144 x 250 px%29