Na segunda-feira (24) será realizado o Congresso Técnico, às 14h, na SMEL, anexo ao Ginásio de Esportes Alcides Pan. Entre os dias 04 e 11 de abril, Toledo irá sediar as disputas do evento, que é organizado pelo Governo Municipal, através SMEL, e do Núcleo Regional de Educação (NRE), com apoio das entidades de administração do desporto no Estado do Paraná, e que funciona como fase municipal dos Jogos Escolares do Paraná (JEP’s)
O coordenador do Setor de Rendimento da SMEL e dos JETO’s, George Luiz Bertozzi Corrêa (Cebola), informou que foram inclusas algumas modalidades que são disputadas apenas na fase final para incentivar os praticantes de esportes toledanos. “Faremos o possível para envolver os atletas nas disputas para que representem bem as suas instituições de ensino”. Cebola ainda lembrou que na fase municipal dos JEP’s, poderão participar os 29 estabelecimentos estaduais de ensino, cinco particulares, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA). “Temos tudo para organizar um grande momento de confraternização para todos os estudantes toledanos”, comentou.
O prefeito Beto Lunitti afirmou que a competição vem coroar o trabalho realizado pela SMEL. Segundo o gestor municipal, hoje todos os espaços voltados à área esportiva têm o atendimento supervisionado por um profissional de educação física. A secretaria disponibiliza 46 educadores físicos que coordenam mais de 50 pontos esportivos de atendimento nas mais diversas modalidades. “Sabemos que o esporte é sinônimo de saúde, disciplina, superação, harmonia e bem estar. É um instrumento que promove qualidade de vida para as pessoas e a Administração Municipal tem fomentado as políticas públicas neste setor”, comentou.
Objetivos do evento
A secretaria da SMEL, Marli Gonçalves Costa, lembrou que o evento tem como objetivo promover o desporto educacional, através de jogos que envolvam várias modalidades esportivas, dando oportunidade de participação a um maior número de alunos, despertando o gosto pela prática dos esportes, com fins educativos e formativos. “Os Jogos Escolares do Toledo (JETO’s) serão uma oportunidade de congregar os alunos das várias regiões do município, propiciando o estímulo recíproco, intercâmbio social, a vivência e reflexo sobre os aspectos positivos do esporte, contribuindo para situar a escola como centro cultural, desportivo e formativo da comunidade”, comentou.
Modalidades
A edição dos JETO’s terá disputas nas modalidades de atletismo, badminton, basquetebol, futsal, futebol de campo, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez, nos naipes feminino e masculino. Também teremos as divisões em Classe A – nascidos de 01/01/1997 até 31/12/1999 (15 a 17 anos) – e Classe B – nascidos de 01/01/2000 até 31/12/2002 (12 a 14 anos). Cebola ainda explicou que nas modalidades de Tênis de Mesa e Xadrez, a faixa etária dos participantes da classe B será para os nascidos entre 01/01/2000 e 31/12/2003.