Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Negócio a Negócio deve orientar 36 mil empresas no Paraná

Microempreendedores individuais e empresários de microempresas recebem orientações gratuitas, para a melhoria da gestão dos negócios.

20/03/2014 - 14:45


O Sebrae/PR pretende atender até o final de 2014, em todo o território paranaense, 36 mil microempresas e microempreendedores individuais por meio do Programa Negócio a Negócio. A proposta é levar orientações gratuitas para empreendedores e empresários que não são clientes do Sebrae, mas que apostam na melhoria da gestão de seus negócios.
Desde que o Programa foi implantando nacionalmente, em 2010, pelo Sistema Sebrae, até o ano passado, aproximadamente 152 mil empresas instaladas no Paraná receberam as visitas de agentes de orientação empresarial em seus estabelecimentos, totalizando mais de 640 mil orientações dadas por especialistas em pequenos negócios.
O consultor do Sebrae/PR e coordenador estadual do Negócio a Negócio, Lucas Hahn, reforça que o objetivo do Programa é dar orientações gratuitas para melhorar as empresas. “Os agentes de orientação empresarial vão aos estabelecimentos, com a finalidade de sensibilizar os empresários. Eles dão dicas e orientações sobre marketing, operações e finanças.”
Foram essas orientações que ajudaram a empresária Márcia Pereira, de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a organizar os custos da sua empresa. Há 15 anos trabalhando na produção de bolos, Márcia formalizou seu negócio há quatro anos e afirma que, após ter participado do Programa, conseguiu visualizar mudanças. “Eu tinha conhecimento na área administrativa, mas tinha também muito medo de colocar em prática. Hoje tenho controle dos custos, do quanto gasto e de quanto entra de dinheiro.”
Neste ano, as visitas do Negócio a Negócio começaram na segunda quinzena de fevereiro em alguns estabelecimentos e os trabalhos se estendem até o dia 30 de novembro, informa Lucas Hahn, do Sebrae/PR. Os empresários interessados em participar do Programa podem solicitar a visita dos agentes de orientação empresarial por meio do 0800 570 0800.  Desde 2010, empreendedores e empresários de 389 das 399 cidades do Estado já receberam orientações.
Para Lucas Hahn, os empresários que participam do Programa notam resultados, como melhor controle financeiro, melhoria no relacionamento com os clientes, maior controle na entrada e saída de mercadorias, entre outros.  “Quanto melhor for o aproveitamento das dicas repassadas pelos agentes de orientação empresarial, mais mudanças haverá na empresa”, reforça.
Elaine Maria Busatta, microempreendedora individual em Chopinzinho, sudoeste do Paraná, afirma que, após ter participado do Programa, conseguiu colocar em prática conhecimento adquirido no Programa. “Eu não tinha o controle do que entrava de mercadoria e do que saía. Consegui me organizar melhor, a separar as contas de casa e da empresa e a controlar o meu caixa.” Além disso, ela diz que começou a divulgar seus produtos por meio das redes sociais, a exemplo do Facebook. “Comecei a utilizar outros recursos para mostrar minhas bijuterias, o que favoreceu muito a minha empresa e as minhas vendas”, comemora.
Viviane Valandro Rockembach também é microempreendedora individual e mora em de Foz do Iguaçu. Ela conta que também aplicou as dicas do Negócio a Negócio.  Há aproximadamente um ano, ela formalizou seu negócio, que é voltado para a comercialização de sapatos femininos, e abriu uma loja em uma galeria da cidade. Para incrementar ainda mais as vendas, Viviane também realiza venda externa. “Minha intenção, futuramente, é mudar para um ponto mais movimentado, mas acredito que as orientações do Sebrae/PR me auxiliaram muito no que diz respeito ao controle de caixa”, acrescenta.
Mais clientes
A empresária Maria das Dores da Silva, proprietária do Restaurante Pantanal, em Londrina, comemora os resultados conquistados.  Ela relata que aprendeu a realizar o fechamento do caixa no final do dia e ainda implantou um sistema que ajuda a controlar o volume de vendas e que registra os dados cadastrais dos clientes. “O Negócio a Negócio facilitou muito o meu dia a dia na empresa e agilizou os processos. Notei que aumentei as vendas e, hoje, já tenho 780 clientes cadastrados”, contabiliza.
Há 10 anos vendendo comida caseira e marmitex, a empresária revela que os planos de crescer e melhorar não param por aí. Pretende abrir uma empresa exclusiva para a venda de marmitex, com capacidade para comercializar diariamente até 3 mil marmitas. “Comecei a delegar funções dentro da minha empresa e disseminei o conhecimento adquirido com o Programa Negócio a Negócio e isso tem feito a diferença”, conta a empresária, que emprega dez pessoas.
A empresária de Curitiba, Nathalia Bozza, que atua na comercialização de plantas e flores naturais, lembra que recebeu a visita de um agente de orientação empresarial tão logo implantou a empresa, na Capital. As dicas do agente de orientação auxiliaram na elaboração de planilhas e, de acordo com seu relato, a ideia para o futuro é dobrar os pontos de vendas na cidade.
O Programa Negócio a Negócio também atendeu o Mercado Bom Paladar, em Nova Londrina, na região noroeste do Estado. Segundo o proprietário do estabelecimento, Divanio Sapateiro, após as orientações dadas por especialistas foi implantado um sistema voltado para mercados. “Meu estabelecimento não era informatizado. O resultado foi a agilidade nos processos e clientes mais satisfeitos”, constata.
 
Agendamento
Os empreendedores e empresários de microempresas que não são clientes do Sebrae, mas que desejam participar do Programa Negócio a Negócio, podem agendar uma visita do agente de orientação empresarial pelo 0800 570 0800, com a central de Relacionamento do Sebrae/PR. As visitas são pré-agendadas e o tempo de espera varia, de acordo com a demanda pelo serviço na respectiva região.

Da Assessoria

Anuncio gene 2