O evento, que segue até o sábado (22), tem por objetivo debater sobre a situação esportiva e turística nas cidades, no estado e no país.
O evento contará com a presença de personalidades, e debates que terão a participação do público presente. Segundo a secretária, a participação do município é muito importante. “Esse é um momento de debater políticas públicas e buscar solução e investimentos para áreas do esporte, além de termos a oportunidade de estar em contato com outros gestores e suas experiências, que poderão agregar ao nosso projeto de democratização do esporte e lazer em Toledo”, comentou.
Programação
A programação do II Congresso de Gestores Públicos do Esporte e do Turismo do Paraná inicia às 19h30 da quinta-feira (20), com a cerimônia de abertura. Às 20h está programado uma palestra de abertura com o narrador esportivo, Luciano do Valle.
Na sexta-feira (21) as atividades começam pela manhã, com debate sobre os temas: Políticas Públicas do Esporte, Jogos Escolares, Paraná Saudável, e DNA Olímpico. Na ocasião participará o secretário de estado do esporte e turismo, Evandro Rogério Roman e as equipes. Na sequência haverá a palestra “Atleta na Escola” – Programa de Formação Esportiva da Secretaria de Estado da Educação, e a Palestra “Esporte e Turismo: Questão de Educação”, com Baptista dos Santos, do Tribunal de Contas do Estado.
Durante a tarde haverá ainda as palestras “Ética na Intervenção do profissional de Educação Física”, com Antônio Eduardo Branco, Presidente do Conselho Regional de Educação Física-9ª Região CREF9/PR. “Mega Eventos esportivos e seu Impacto no Esporte de Rendimento”, com Cristiano Barros Homem Del Rei, do Comitê Olímpico Brasileiro. E “A Preparação Brasileira para a Copa – FIFA 2014”, com Ricardo Gomyde, do Ministério do Esporte.
No último dia do Congresso, sábado (22) acontece às 09h30 a Reunião Regional, seguida pela palestra de encerramento, com Silvio Luíz às 10h15. Após será feita a cerimônia de encerramento.
JAP’s
Na ocasião, o município buscará ainda, discutir a realização dos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), programa para acontecer em Toledo no mês de setembro. “O Secretário de estado do esporte e turismo, Evandro Rogério Roman, participa do Congresso e esperamos uma resposta, pois o município ainda não foi informado oficialmente sobre o corte de repasses para competição”, informou Marli. O valor previsto era de R$ 300 mil e foi reduzido para R$ 260 mil. “Precisamos saber se será cumprido o acordado e definir se poderemos ou não sediar a competição com menos recursos, pois a gestão pública já realiza diversos investimentos em infraestrutura”, afirmou ela.
Da Assessoria