Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Central de Especialidades oferece até 11 vezes mais consultas e diminui fila de espera

 O número de vagas para atendimento teve aumento de até 1.500% em especialidade.

21/03/2014 - 17:42


Com a ampliação da oferta de exames e consultas da Central de Especialidades – por meio de parceria com o Ciscopar, além de ações de investimentos no setor – a atual gestão conseguiu dar vazão em filas que estavam paradas desde 2011.
Para viabilizar as ofertas necessárias, o Ciscopar realizou o credenciamento de novos profissionais, como também a negociação para o retorno de profissionais que haviam sido descredenciados. “Aliado a isso, o município investiu recurso para aumento da cota mensal de consultas e exames disponibilizados para Toledo por meio do Consórcio, nas áreas que eram consideradas críticas, dando maior vazão às demandas”, explicou a secretária de Saúde Denise Campos.
As mudanças começaram a funcionar a partir de fevereiro. Na angiologia, segundo o assistente administrativo da central de Especialidades, Daniel Ricardo Jochims, o número de vagas teve aumento de 1.000%, passando de 20 vagas/mês para 220 vagas/mês. A medida é possível por meio de um mutirão realizado por dois médicos para a especialidade.
Na dermatologia, o aumento de vagas foi de 63,5%. Antes dos investimentos no setor, eram ofertadas cerca de 200 vagas e com mais um médico em mutirão, o número passou para 327 vagas/mês. Assim como na gastroenterologia, que teve aumento de 40% nas vagas, passando de 150 para 210 por mês, por meio do retorno de um médico para atendimento da especialidade.
O atendimento a demanda da fila de espera também está sendo potencializado na ortopedia, com aumento de 50% de vagas. O número de consultas mês que era de 1.000 passou para 1.500 com dois novos médicos, além do aumento no número de vagas de um profissional que já atuava.
A especialidade de otorrinolaringologia aumentou no último mês em 163% o atendimento, com o intuito de zerar a fila de espera. As vagas/mês que eram de 57 passaram para 150, com dois médicos em mutirão. Já na proctologia o aumento foi ainda mais expressivo, de 1.500%, saltando de 05 vagas/mês para 80, com o retorno de um profissional médico.
Jochims ressaltou que os atendimentos são direcionados primeiramente para os setores prioritários. “Os atendimentos urgentes, para crianças e idosos são os primeiros a serem atendidos e por isso muitas vezes parece que a fila não anda, mas já evoluímos muito e com todas essas novas vagas devemos conseguir diminuir as filas”.
O assistente administrativo ressaltou ainda, que o trabalho deve ser constante e que o aumento de vagas deve atender em todo o processo de saúde. “Não adianta zerar a fila de espera das consultas, se não fizermos o mesmo com exames e retornos, por isso nosso trabalho precisa ser contínuo e integrado, como estamos fazendo”, afirmou.
Todas as medidas contam com total apoio do prefeito Beto Lunitti, que reafirmou o compromisso com o setor. “A Saúde é nossa prioridade absoluta e estamos demonstrando isso dia a dia, com fortes investimentos e ações concretas. Somente em 2013, primeiro ano da gestão, investimos R$ 56 milhões ou 25,96% do orçamento municipal no setor. Nossa preocupação é com a qualidade de vida da nossa população, por isso estamos trabalhando para zerar as filas de espera das especialidades e também das cirurgias eletivas, além dos investimentos em Atenção Básica, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF)”.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2