Segundo a secretária, as reuniões tratarão das ações realizadas em relação ao acordo de cooperação federativa entre a União, por intermédio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, o Governo do Estado do Paraná, o Ministério Público, o Tribunal de Justiça, a Defensoria Pública e oito municípios do Paraná, entre os quais Toledo, para a execução de ações cooperadas e solidárias para a implantação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
“Toledo e os demais municípios assumiram algumas atribuições quando assinaram o pacto, entre as quais, a de participar da Câmara Técnica de gestão estadual do Pacto e promover a constituição e o fortalecimento da rede de atendimento à mulher em situação de violência, no âmbito municipal ou regional, por meio de consórcios públicos, explicou.
Adesão
O município de Toledo aderiu ao pacto no dia 26 de julho de 2013, quando a secretária Maria Cecília representou o prefeito Beto Lunitti na solenidade de que aconteceu na sala do Pleno do Tribunal de Justiça do Paraná, em Curitiba. Assinaram o termo de adesão na presença da Ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, e da Secretária de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (SEJU), Maria Teresa Uille Gomes 13 municípios paranaenses entre eles: Apucarana, Araucária, Cascavel, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Guarapuava, Irati, Londrina, Maringá, Piraquara, Telêmaco Borba, Toledo e União da Vitória.