Img 3650

GERAL

Inovações tecnológicas para o cultivo de peixes de água doce

O consumo de orgânicos cresce mais de 20% ao ano e a produção orgânica, anualmente, ganha mais adeptos. As regiões Oeste e Sudoeste do Paraná são destaque na produção de grãos orgânicos. Para agregar valor a estes grãos, por meio da produção de uma proteína de alta qualidade, o peixe, desde o ano de 2004, a equipe do Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura (GEMAq), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo, realiza pesquisas com peixes cultivados no sistema orgânico.

25/03/2011 - 06:58


No início, a equipe técnica desenvolveu um sistema de produção para tilápias, uma vez que não existia protocolo de produção orgânica para espécies tropicais de peixes. Esta proposta foi em parceria com uma empresa que pretendia exportar filés com certificação de origem orgânica. A equipe atuou na elaboração de um plano de manejo que contemplava a qualidade de água, alimentação e rações produzidas com alimentos de origem orgânica. O líder do GEMAq, Wilson Rogério Boscolo, disse que a atuação do Grupo foi bastante importante para a implantação deste processo pelo frigorifico, porém com o decorrer do tempo com esta flutuação de câmbio a empresa apresentou dificuldades financeiras e este empreendimento parou. “A partir deste projeto, outras empresas que trabalharam com a produção e o beneficiamento de grãos orgânicos da região Sudoeste do Paraná procuraram a equipe do GEMAq para introduzir estes grãos em forma de ração na alimentação dos peixes, visando agregar valor a produção”.

Ele ainda acrescenta que o GEMAq, a partir destes experimentos, conseguiu a liberação de recursos de vários órgãos públicos de fomento e empresas para realização de pesquisas com o cultivo de peixes nativos alimentados com rações orgânicas. “Tivemos um projeto financiado pelo CNPq e pela Fundação Araucária cujo objeto comum de estudo foi a rastreabilidade do sistema orgânico de produção. O animal precisava ser criado nas normas orgânicas, para isso, os tratadores eram focados na filosofia de orgânicos”.

Outro projeto aprovado foi o cultivo de peixes nativos em tanques-redes. A equipe do GEMAq atuou no Rio Iguaçu com experimentos para o Jundiá e Lambari; no reservatório de Itaipu com o pacu em tanque-rede e também com produtor no Município de Marechal Cândido Rondon com a tilápia orgânica, no sistema de viveiros escavados.

Análises

Boscolo destaca que os alimentos cultivados no sistema orgânico no processo de extração de óleo é diferenciado, pois não há o uso de solventes químicos e, com isso, os alimentos, principalmente, o farelo de soja, obtém um teor maior de vitaminas. “Mesmo com um número limitado de ingredientes certificados como orgânicos para composição de rações conseguimos um bom desempenho dos peixes, superando as rações comerciais”.

Os principais ingredientes orgânicos utilizados em pesquisas do GEMAq são: milho, farelo de trigo, trigo, óleo de soja orgânico. De origem animal é trabalhado com farinha de resíduos de tilápias e peixes marinhos. “Sempre tomando o cuidado para não utilizar a farinho de resíduos de processamento da mesma espécie. Exemplo: na ração para o pacu foi utilizada o milho, farelos de soja e trigo, farinho de resíduos de tilápia. Para esta espécie utilizamos a farinha de resíduos marinhos”.

Impacto ambiental

O impacto ambiental é considerado menor, porque não são utilizados produtos químicos na água, sendo baseado no manejo sustentável. A qualidade de água é um dos principais fatores que deve ser monitorado. “Não pode apresentar resíduos de agrotóxicos, as nascentes devem ser protegidas. Com isso, temos uma menor agressão. Isto pode acontecer em toda a cadeia, pois os alimentos orgânicos já citados são cultivados sem o uso de agrotóxicos. Além que, há uma maior atuação da mão-de-obra do homem do campo e ainda é importante para a fixação da agricultura familiar, gerando uma maior renda e tendo a sua saúde preservada”. Ele ainda relata que neste sistema o ser humano é muito valorizado com relação a sua mão-de-obra.

Por Graciela Souza

Sem nome %281144 x 250 px%29