Representantes de empresas do oeste do Paraná vão a Brasília nesta terça-feira, dia 25, para acompanhar a cerimônia de premiação nacional do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. As cinco empresas que venceram a etapa estadual do Prêmio são finalistas da etapa nacional, com outras cinco empresas paranaenses e dezenas de empresas de todo o País.
O MPE Brasil é realizado em conjunto, há dez anos, pelo Sebrae Nacional, Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) e FNQ, com o patrocínio da Gerdau, explica o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso. No Paraná, é executado graças a uma parceria entre o Sebrae/PR, Movimento Paraná Competitivo (MPC), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná) e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.
Os vencedores da etapa nacional do MPE Brasil vão participar de uma missão técnica nacional para conhecer de perto os processos de empresas com alto grau de excelência. Disputam pelo oeste do Paraná a Kagil Comércio de Suplemento Alimentar, de Toledo, na categoria Comércio. A Cerâmica Havaí, de Santa Helena; e a Cerâmica e Madeireira São Luiz, de Pato Bragado, na categoria Indústria. Na categoria Serviços, concorrem ao reconhecimento nacional a Borkenhagen Soluções Contábeis, de Foz do Iguaçu; e a Espaço 3 - Locadora, Imobiliária e Incorporadora, de Medianeira.
Para Emerson Durso, a presença maciça de empresas da região oeste no Prêmio MPE Brasil mostra o grau de maturidade empresarial. “O processo de seleção é minucioso e conta com visitas técnicas que são realizadas para comprovar se as informações repassadas pelas empresas são verdadeiras. Só são escolhidas as empresas que apresentam um nível elevado de gestão”, assinala. “Essas empresas têm padrões de qualidade e total condição de vencerem em suas categorias. Todas são vencedoras só por chegarem até aqui, mas é claro que torcemos para que conquistem os primeiros lugares.”
Neste ano, o MPE Brasil contou com 3.510 inscritos vindos de todas as regiões do Estado. Deste total, 36 empresas foram selecionadas e receberam a visita de um corpo técnico que avaliou quais mereciam competir a nível nacional. Além das cinco empresas da região oeste, concorrem a Confeitaria Requinte, de Curitiba, na categoria Comércio; a empresa Silva & Castro Restaurante, de Londrina, na categoria Serviços de Turismo. Em Serviços de Saúde, a Labore Saúde Ocupacional, de Maringá. E em Serviços de Tecnologia da Informação, a Tecnospeed Tecnologia da Informação, de Maringá; e a Forlogic Software, de Cornélio Procópio.
Da Assessoria