1144x150 %284%29

GERAL

Encontro dos Pioneiros será neste sábado, no Centro de Eventos

Uma programação especial neste sábado, 26, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, vai marcar as comemorações do dia do pioneiro em Toledo. A programação começa às 9h e estende-se até as 17h com diversas atrações.

25/03/2011 - 13:18


A data lembra a chegada da primeira caravana de desbravadores, no dia 27 de março de 1946. Vindos de São Marcos, no Rio Grande do Sul, os primeiros desbravadores acamparam as margens do rio Toledo, iniciando a colonização da cidade, depois de 38 dias de viagem. Todos os anos, como forma de homenagear e reconhecer a importância destes na colonização do município, a administração municipal realiza um grande evento. O acesso é gratuito e são convidados os pioneiros ou seus representantes que chegaram a Toledo no período de 1947 a 1954. O Museu Histórico possui um cadastro destas pessoas.

A programação começa às 9h com a colhida dos pioneiros, roda de chimarrão e café. A partir das 10h30min iniciam as apresentações de música e dança com artistas locais. Entre os participantes estarão integrantes do Centro de Tradições Gaúchas Chama Crioula. Às 11h será realizada uma benção ecumênica e pronunciamento das autoridades e posteriormente o almoço, ao som da orquestra de viola feminina da Casa da Cultura. À tarde, a programação segue com um matinê, que se estende até as 17h.
Cerca de 800 pioneiros estão sendo esperados para o evento, segundo informou Lourdes Barbieri, responsável pelo Museu Histórico Willy Barth e encarregada da coordenação do evento. “Os pioneiros gostam muito da atividade e todos os anos se empenham para participar da programação. Quando não vem o pioneiro, vem o seu representante, que pode ser um filho ou outro parente próximo”, explica ela. A grande maioria dos participantes está cadastrada no museu e o encontro, que neste ano está em sua 24ª edição, proporciona um reencontro de amigos e inevitavelmente um momento de comparações com o início de Toledo e a situação atual.
A prefeitura de Toledo também vai disponibilizar transporte para os pioneiros que não tiverem como se deslocar até o Centro de Eventos. Haverá ônibus atrás do Terminal Rodoviário Urbano, na Rui Barbosa, com saída às 9h45min. Ele retornará à tarde, às 16h, trazendo os pioneiros até o mesmo local.
Sem nome %281144 x 250 px%29