Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ESPORTES

SMEL promove programas para melhorar qualidade de vida de idosos de Toledo

 Outro projeto que está em processo de análise e implantação é o Programa Vida Saudável, do Governo Federal.

27/03/2014 - 08:55


Pensando na melhor qualidade de vida da terceira idade toledana a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), está implantando programas para a atividade física e melhora na saúde do idoso. Um dos programas, que já está em funcionamento no município, é o Idoso em Movimento que conta com a participação de 39 grupos distribuídos em todo o município.

As professoras e responsáveis pelo Idoso em Movimento visitam diariamente, em média, oito grupos de idosos para realizar atividades que são voltadas a promoção da saúde e tem um reflexo importante em outras áreas, uma vez que diminuem as perdas associadas ao envelhecimento. Todos os encontros são feitos de acordo com a necessidade e a vontade do grupo. “Nós tentamos atender pelo menos, uma vez ao mês cada grupo, mas são eles que escolhem os dias que querem realizar as atividades. Então, nós temos uma agenda, onde temos marcadas todas as datas. Há grupos que como são no interior, atendemos uma vez ao mês, porém há grupos que atendemos até duas vezes por semana”, afirmou a responsável pelo programa e professora da SMEL, Márcia Spies.
O Programa tem o objetivo de resgatar e valorizar o papel social do idoso, seus saberes, experiências e vivências através de ações gratuitas que reforcem a visão do idoso enquanto cidadãos ativos, proporcionando assim, fundamentos para melhor qualidade de vida. “Nossa intenção é proporcionar ações que estimulem o envolvimento e a recreação dos idosos, mas que promovam a saúde, por meio de atividades físicas e sociais”, explicou a professora da SMEL responsável pelo programa, Márcia Spies.

Per Capta
A Per Capta é repassada em parcela única de acordo com o número de idosos no grupo. Atualmente Toledo conta com 39 grupos da Terceira Idade no município. Destes, 28 são registrados no Conselho Municipal do Idoso e 27 estão em dia com a documentação e que optaram pelo recebimento da renda per capta do município, valor repassado pela prefeitura com o intuito de dar subsidio a realização de eventos e ações nos grupos. Com os recursos os grupos poderão investir em infraestrutura, eventos e atividades recreativas que melhorem ainda mais a qualidade de vida dos participantes.

Programa Vida Saudável
O Programa Vida Saudável visa oportunizar a prática de exercícios físicos, atividades culturais e de lazer para o cidadão idoso, estimulando a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direitos de todos.
Em Toledo as atividades acontecerão diariamente, em quatro núcleos esportivos e de lazer na Vila Pioneiro, Jardim Porto Alegre, Vila Industrial e no Distrito de Vila Nova. Todos os grupos de idosos e qualquer idoso que não é associado a grupo pode participar, do núcleo mais próximo. A secretária da SMEL, Marli Gonçalves Costa, destacou que a intenção é atender no mínimo 200 pessoas, com mais de 60 anos, por núcleo. “Para tanto estamos prevendo oficinas de exercícios físicos como alongamento, caminhada, ginástica, natação, hidroginástica, pilates, yoga, e assim por diante”, comentou a secretária.
O programa foi desenvolvido pelo Governo Federal. O município de Toledo se inscreveu no programa no ano passado, e foi um dos contemplados para aderir ao programa, recebendo o benefício de R$ 320 mil. Dentro do programa há previsões de recursos do Ministério do Esporte para contratação de agentes sociais, material permanente e itens para eventos. As despesas com pessoal também são de responsabilidade do Governo Federal, e são constituídos de coordenador geral, de responsabilidade do município, coordenador pedagógico, coordenador por núcleo e mais oito agentes sociais.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2