O Governo Municipal autorizou, nesta sexta-feira (28), a abertura do processo licitatório para a contratação de um sistema de gerenciamento que irá auxiliar na organização do Estacionamento Regulamentado (EstaR) em Toledo e outros serviços realizados pelo Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans). O objetivo é melhorar a utilização das vagas da região central, ampliando o controle da rotatividade, bem como dar mais agilidade as ações dos agentes de trânsito do município na fiscalização.
Caberá a contratada fornecer 16 equipamentos do tipo palm top e 16 impressoras térmicas que servirão para emissão de guias do EstaR e emissão de notificações. O sistema também deverá organizar toda organizar toda a gestão do Deptrans. Com a ação, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST) quer trazer mais rapidez e contribuir para o desenvolvimento das atividades relacionadas ao trânsito. “Precisamos avançar para que a população tenha uma resposta em relação às vagas da região central”, comentou o secretário da SMST, Paulo dos Santos.
Para o secretário Paulo dos Santos, em Toledo existe uma dificuldade em se encontrar locais para estacionamento na região central. Paulo relatou que no início de 2013, a administração municipal solicitou que a SMST fizesse uma análise sobre a situação do EstaR e a partir disso elaborasse um plano de melhoramento. “Avaliando novas tecnologias, chegamos à conclusão de que o controle eletrônico era a solução para o problema”. Com a aquisição desta ferramenta, que vai permitir a integração das diversas áreas ligadas ao trânsito, bem como o fornecimento de informações de apoio aos gestores os serviços ligados ao setor poderão ser potencializados.
A necessidade de efetivar um sistema que realmente relação às vagas do EstaR, sempre foram apontadas durante as reuniões com a comunidade como uma das principais dificuldades. “Infelizmente, devido à falta de profissionais para a fiscalização, e o sistema de preenchimento manual das guias, somado ao controle dos 15 minutos de tolerância, impedem que, neste momento, o sistema funcione de acordo com a expectativa da população. Com o sistema eletrônico esperamos sanar o problema do controle das vagas principalmente”, comentou.
Funcionamento do EstaR
Atualmente o EstaR funciona na região central do município e as guias custas R$ 0,40 para meia hora e R$ 0,80 para uma hora. Os usuários das vagas têm uma tolerância de 15 minutos para que seja iniciada a cobrança. Com o sistema digitalizado, poderemos conferir como está a rotatividade destas vagas. “Se a pessoa estacionar seu carro começa contar o horário com os 15 minutos de tolerância. A partir de então, os agentes serão comunicados, pelo sistema, do vencimento dos horários, caso não seja regularizado, a emissão da notificação é automática”, explicou Paulo dos Santos. O secretário ainda reforçou que o tempo máximo é de duas horas para cada veículo no mesmo local. Caso não seja respeitado este período, o proprietário é multado, atendendo a regulamentação do EstaR, que prevê, por meio do Decreto Nº 135, de 14 de outubro de 2005.
Da Assessoria - Toledo