A produção do iogurte de soja começou em março e já foram obtidos diversos resultados positivos. Segundo o diretor da Unidade Central de Produção de Alimentos de Toledo, Luiz Carlos Bazei, foram realizados testes de degustação no Restaurante Popular da Vila Boa Esperança e no Projeto Florir Toledo. “Tivemos uma excelente aceitação do público, com resultados bastante satisfatórios. Ao final dessa fase de testes, o produto vai começar a ser introduzido nos cardápios dos Restaurantes Populares, projetos e programas sociais do município”. Inicialmente serão trabalhados os sabores de morango, pêssego e coco.
Dentre os benefícios da introdução do alimento, o nutricionista da Cozinha Social, Tharles Marcelo Setti citou a diversificação de nutrientes. “Aumentamos as opções para que todos os usuários possam tirar proveito dos produtos oferecidos pela Cozinha Social. No âmbito nutricional, podemos considerar o iogurte a base de soja como um alimento funcional, que ao ser incluído na dieta, trás diversos benefícios à saúde”. Segundo Tharles, a soja é uma excelente fonte de proteínas. “Esse produto não contém o risco das intolerâncias comuns ao leite de vaca, além de ter efeito preventivo em doenças cardiovasculares, cânceres e até mesmo na osteoporose, pois o iogurte pode ser enriquecido com cálcio”, comentou.
Para o diretor, Luiz Carlos Bazei, o papel fundamental da Cozinha Social é proporcionar alimentos de qualidade. “Como ferramenta pública, levamos alimentação e a saúde preventiva dos beneficiados através de alimentos de qualidade e qualidade de vida”, ressaltou.