Em março, foram atendidos ao todo 9630 pacientes, destes 1330 eram casos de urgência ou emergência, 1800 atendimentos em pediatria e, em 15 dias, foram atendidos pelos médicos do PROVAB, já em regime de UBS, 250 pacientes da comunidade da Vila Pioneiro. Os casos ambulatoriais foram 6250. “Em quinze dias de reestruturação conquistamos uma redução de mil pacientes ambulatoriais no Mini Hospital, o que possibilitou a redução de 50% do tempo de espera daqueles pacientes que buscaram atendimento no Mini. Quando falamos em consultas no Pronto Atendimento de pacientes ambulatoriais são aqueles que recebem a pulseira azul ou verde e que, segundo os protocolos de saúde, podem aguardar até quatro horas, hoje conseguimos atender em duas horas e meia – esta é a nossa conquista”, explicou a Secretária de Saúde Denise Campos.
Segundo a diretora do Mini Hospital, Ieda Gresele, desde a chegada dos médicos do PROVAB os resultados tem sido positivos. “Apesar de mantermos a média geral de consultas, o tempo de espera, que é um dos principais fatores de reclamação da população, teve uma diminuição significativa”. A espera por atendimento para consulta reduziu pela metade, passando para 2 horas e 30 minutos. Esta espera ocorre apenas em casos eletivos (ambulatoriais), já os atendimentos de urgência e emergência o tempo de espera é bem menor, seguindo os protocolos do acolhimento de urgência.
Além das melhorias no Mini Hospital, outros pontos de atendimentos avançaram. Segundo a secretária de Saúde, Denise Campos, com a distribuição dos novos médicos nas Unidades Básicas de Saúde do município, houve uma ampliação do acesso da população ao serviço de saúde. “Foi possível aumentar o número de consultas não só nas unidades onde ampliamos o horário de atendimento, mas também, nas demais unidades com a disponibilização de mais médicos, isto também foi possível nas unidades volantes. Este é o grande desafio e estamos conquistando a ampliação do acesso na atenção básica, porque é lá que acontece a prevenção”.
No total, os 19 médicos do PROVAB realizaram mais de 2.300 consultas durante o mês de março em Toledo. O prefeito Beto Lunitti avalia que a reestruturação dos serviços de saúde já dão sinais positivos. “Sempre que se propõe algo novo é natural que haja o estranhamento, mas os resultados estão postos e acredito profundamente no trabalho desta equipe que tem se empenhado em fazer o melhor, para termos o melhor serviço de saúde pública, para a população de Toledo”.
Atenção Básica
Entre as novidades proporcionadas pela vinda dos novos médicos, está o aumento dos atendimentos clínicos, com promoção e prevenção de saúde nos dois Centros da Juventude (CJU’s), assim como no Centro de Revitalização da Terceira Idade (CERTI), da Vila Pioneiro. E a disponibilização de mais um médico na Farmácia Escola, responsável pela renovação de receitas, abertura de prontuários e verificação e reavaliação dos pacientes.
Outra importante ação é a ampliação de mais uma equipe do Programa de Atendimento Domiciliar (PAD). Conforme a secretária de Saúde, até então, o município contava com apenas uma equipe do PAD para atendimento agendado pelas unidades, de todo o município. “Esse programa é voltado para os acamados e agora ampliamos mais uma equipe, por meio de um médico do PROVAB, que também atende de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h, proporcionando então, mais atendimentos aos acamados do município”.
Além disso, no setor de Saúde Mental, foi ampliado o atendimento com um clínico geral. “Esse é um serviço de Atenção Básica para que eles possam ter esse atendimento fora das UBS’s. Essa era uma antiga demanda e que agora poderá ser atendida de segunda a quinta-feira, das 07h às 13h e nas sextas, das 13h às 19h para aqueles que por acaso não consigam vir no horário da manhã”, comentou Denise ao lembrar que a ampliação dos atendimentos também beneficiará unidades do interior, como Dez de Maio, Novo Sarandi, Dois Irmãos, São Luiz, entre outros.
Com informações da Assessoria