Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Toledo será sede de Consulta Pública ao Plano de Recursos Hídricos da Bacia Paraná III

Na quinta-feira (03) foi formalizada a participação de Toledo como sede da Consulta Pública ao Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Paraná III. O plano foi desenvolvido por professores e corpo técnico dos diversos campi da Universidade Estadual Oeste do Paraná (Unioeste) e finalizado recentemente. Serão, no total, quatro consultas públicas que ocorrerão em Foz do Iguaçu, Santa Helena, Toledo e Marechal Cândido Rondon. Em Toledo o evento ocorre no dia 30 de abril, às 8h30, no auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico.

04/04/2014 - 12:55


Para este momento, toda a comunidade está convidada a participar. Nela será apresentado o que foi levantado nas questões da parte de recursos hídricos e a economia envolvida no plano. Além disso, futuramente este plano também irá nortear as ações que serão feitas na Bacia do Paraná III. Na ocasião, a população vai saber como o projeto foi elaborado e poderá propor ideias para acrescentar dados que julgarem necessários.

Segundo o gerente Regional do Instituto das Águas do Paraná e da Bacia Paraná III, Fábio Galassini, este plano foi elaborado pela Unioeste, em um convênio com a Itaipu, que financiou o projeto. “Agora vamos apresentar o projeto para a comunidade. Quem fará a apresentação será o professor coordenador responsável, já que ele está mais envolvido e poderá tirar possíveis dúvidas”.

Fábio ainda explicou que depois da fase das consultas públicas, os coordenadores irão fazer uma reunião ordinária do comitê da Bacia Hidrográfica Paraná III para a aprovação desse plano. “A partir da aprovação, surgem outros encaminhamentos, e um deles será a avaliação da questão da futura cobrança pelo uso de água, tanto de captação, quanto de lançamento de fluentes. Também será montada uma câmara técnica que vai trabalhar em cima disso, para fazer um direcionamento de como será feita essa cobrança no futuro”, comentou.

O dinheiro da cobrança será depositado em uma conta do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, e será exclusivamente voltado ao uso de ações na Bacia do Paraná III. “O uso do plano, no futuro, irá beneficiar toda a comunidade”, finalizou Fábio.

Anuncio gene 2