Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Toledo amplia para 13 equipes ESFs com a chegada de médicos estrangeiros

Em reunião com o secretariado nesta sexta-feira (04), o prefeito Beto Lunitti anunciou a vinda de seis médicos cubanos pelo Programa Federal Mais Médicos para o município. Na oportunidade o prefeito afirmou que os novos profissionais vêm para Toledo ainda no mês de abril e atuarão no fortalecimento da atenção básica, assim como na estruturação de novas Equipes da Estratégia Saúde da Família (EFS). Os médicos cubanos já passaram por capacitação pelo Ministério da Saúde para língua portuguesa e conhecimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e após passaram por avaliação e receberam a certificação provisória do Conselho Regional de Medicina (CRM), o que dá o direito ao exercício da medicina no Brasil.

04/04/2014 - 20:00


Lançado em julho de 2013, o Programa Federal Mais Médicos visa minimizar a carência de profissionais no país, principalmente na ESF. O foco da ação vem ao encontro da proposta de governo da atual gestão, que busca ampliar as equipes ESF’s no município. A vinda dos profissionais possibilitará a criação de mais seis ESF’s no município.

A orientação do Ministério da Saúde é para que os profissionais cubanos atuem em ESF’s ou locais em que serão implantadas. A Secretaria Municipal de Saúde já está elaborando as novas propostas de ESF’s para cadastro e posterior aprovação do Ministério. Nesse sentido, a secretária de Saúde Denise Campos, destacou que a vinda dos médicos será fundamental para criação das novas equipes. “Nós já tínhamos o plano de ampliar para os locais em que eles serão alocados e com isso poderemos agilizar os serviços”. Os médicos cubanos já estão no país há quatro semanas onde participaram de capacitação para língua e para o serviço, em Curitiba.

O objetivo do município é chegar a 30 ESF’s até 2016. Atualmente, Toledo já conta com sete equipes. Dois dos novos médicos cubanos serão direcionados para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Santa Clara, onde duas ESF’s já estão em fase de aprovação pelo Ministério da Saúde. “Os médicos ficarão em Toledo por três anos, prorrogáveis por mais três. Na UBS do Santa Clara vão compor as novas equipes com atendimento das 07h às 13h, além de já iniciarem com população cadastrada”. No total eles farão 32h semanais, sendo que as outras 8h serão destinadas para estudo de especialização em Saúde da Família.

A UBS do Jardim Concórdia e a UBS do Jardim Pancera, onde deverão ser implantadas novas ESF’s, receberão um profissional do ‘Mais Médicos’ cada uma. O atendimento no local será das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira. A UBS do Distrito de Novo Sarandi, que será a primeira unidade do interior onde se implantará a ESF, também contará com um médico cubano, para atendimento das 13h às 17h. 

Para o prefeito Beto Lunitti, a vinda dos profissionais vem ao encontro do foco da saúde pública nesta gestão. “O Governo Municipal vem fortalecendo a Atenção Básica e por isso aderimos ao Mais Médicos, assim como ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), pois temos o compromisso de ampliar ano a ano as EFS’s”, afirmou o prefeito lembrando que 22 médicos estão atuando no município pelo Provab e agora mais 6 pelo Mais Médicos.

Fortalecimento da Atenção Básica

Em menos de um mês após o início dos trabalhos pelos 22 médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), Toledo já registra melhorias nos atendimentos.  Durante o último mês, o Núcleo Integrado de Saúde Doutor Jorge Nunes (NIS/Mini Hospital), por exemplo, apesar de manter a média, com 8.266 atendimentos de Atenção Básica, registrou uma diminuição de cerca de 50% no tempo de espera. A melhoria se justifica não só pela vinda dos novos médicos ao município, mas também ao processo de reestruturação do setor, promovido pelo governo municipal.

Entre as novidades proporcionadas pelas mudanças e avanços está o aumento dos atendimentos clínicos, com promoção e prevenção de saúde nos dois Centros da Juventude (CJU’s), assim como no Centro de Revitalização da Terceira Idade (CERTI), da Vila Pioneiro. E a disponibilização de mais um médico na Farmácia Escola, responsável pela renovação de receitas, abertura de prontuários e verificação e reavaliação dos pacientes. Outra importante ação é a ampliação de mais uma equipe do Programa de Atendimento Domiciliar (PAD). Além disso, no setor de Saúde Mental, foi ampliado o atendimento com um clínico geral.

 

Curso de Medicina

Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica, o município se insere em todas as metas do Programa, que além de aumentar o número de médicos, prevê também à expansão do número de vagas de medicina e de residência médica. Nesse contexto, Toledo sai na frente com a expectativa da vinda do curso de Medicina, por meio da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Na última semana, em viagem a Brasília, o prefeito Beto Lunitti se reuniu com a senadora, Gleisi Hoffmann, para tratar sobre o assunto. “A senadora nos posicionou que já teve contatos com o Ministério da Educação (MEC) e também com o próprio reitor da UFPR, Zack Akel Sobrinho para que os processos sejam agilizados”.

Mais Médicos - ESF

O Mais Médicos garantiu ao Brasil a possibilidade de cumprir a meta de atingir pelo menos 75% da população com equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) até o final da década. De 2010 a 2013, o número de equipes crescia lentamente – cerca de mil por ano. E, mesmo assim, quase metade das equipes criadas não conseguia manter um médico com carga horária integral, de 40 horas semanais.

Anuncio gene 2