O Instituto Emater possui o Projeto Recuperação de Nascentes e a Prefeitura, em conjunto aos profissionais, começará a desenvolver este trabalho no município. Com base nesta metodologia, o secretário do Meio Ambiente, Leoclides Bisognin, comentou que será criado um projeto municipal com os mesmos fundamentos para serem aplicados. “Já apresentamos ao Conselho Municipal do Meio Ambiente e tivemos a aprovação. Agora estamos aguardando apenas como serão organizadas estas atividades”, explicou.
O coordenador regional de Meio Ambiente da Emater, Adalberto Tolesca Barbosa, frisou uma das práticas é a aplicação do solo-cimento como forma de recuperar a qualidade da água que as nascentes produzem. “Observando os resultados, até o momento, a técnica usando solo-cimento é muito satisfatória, pois com ela é possível um bom selamento, evitando que a água da nascente tenha contato com fatores externos que venham contaminá-la”. O coordenador lembra que, além disso, esse método utiliza um material com alta durabilidade e ótima resistência, sem agredir o meio ambiente contribuindo com a preservação das nascentes e mananciais.
A prática piloto aconteceu na propriedade do agricultor Rafael Oliveira, naturalista e estudante de Nutrição. Participaram também o técnico especialista em recuperação de nascentes de Iracema do Oeste, Claudemir Todescatt, o engenheiro florestal, Paulo Jorge de Oliveira, da Prefeitura de Toledo, entre outros profissionais da área ambiental.
Solo-cimento
A técnica de aplicação de solo-cimento consiste na aplicação de uma massa, obtida da mistura entre cimento e barro que cria uma camada protetora fechando completamente a fonte. O primeiro passo para o procedimento da técnica é a limpeza da área no entorno da nascente e a construção de um banco de pedras, que auxilia na retirada das impurezas, seguido da colocação do cano ladrão para a saída da água, finalizando com a massa. Tecnologia alternativa simples e de baixo custo, a técnica solo-cimento garante proteção por tempo indeterminado do local.