Img 3650

POLÍTICA

Presidente do PMDB defende que partidos se fortaleçam para 2012

 Partidos fortes. Esse foi o tom da fala do presidente do PMDB, Beto Lunitti, em entrevista a reportagem da Casa de Notícias comentando sobre o cenário político que vem se formando a partir de uma série de discussões que estão em pauta, tendo em vista o processo eleitoral de 2012.

26/03/2011 - 14:47


Beto frisou que nesse processo preparatório de reestruturação interna, o PMDB também já está se organizando e recebendo as orientações que vem da executiva nacional e estadual.

No âmbito nacional a Executiva do PMBD decidiu a prorrogação do mandato, ficando a cargo da executiva estadual definir a prerrogativa dos diretórios municipais. Beto afirma que a tese do diretório local é de que tem que ser mantido o que os estatuto norteiam: a renovação das executivas em outubro. “Estamos no aguardo das orientações da executiva estadual. Mas temos certeza que o debate será acalorado, tendo em vista o processo vivido nas eleições de 2010”, revela. Na avaliação do presidente do PMDB de Toledo o partido no estado não está uníssono em uma proposta. Isso porque, uma parte dos deputados estaduais que estava na base da campanha de Osmar Dias em 2010 agora está apoiando o governo de Beto Richa. “Essa discussão vai render muito debate, ainda”.

Neste cenário de reestruturação que os partidos estão vivenciando, o presidente do PMDB ressalta uma mudança que em sua opinião pode contribuir aos partidos. Beto acredita que a proibição das coligações na proporcional pode vir a somar no processo de fortalecimento dos partidos. “Realmente espero que isso vingue, pois daí sim vamos ter partidos fortes, disse Beto frisando ainda que “cada presidente, cada executiva, cada diretório tem que trabalhar no sentido de fortalecimento do seu partido.

ELEIÇÕES 2012

Sobre os preparativos para as eleições do ano que vem Beto informou que o partido está se preparando, formatando chapa de vereadores, conversando com filiados e fazendo novas filiações. “Estamos trabalhando para que o partido fique cada vez mais forte e possamos eleger um número maior de vereadores. Esperamos que se concretize uma grande aliança de partidos para a formação de uma chapa majoritária também”, disse.

Sobre os partidos que irão compor a aliança, Beto afirmou que PMDB e PT já consolidaram a união e que acredita que o PDT pode somar forças. “Os partidos têm suas divergências internas, mas a gente entende que é possível ter o PDT na sua totalidade”, comenta. Ele informou ainda que o partido está mantendo diálogo com o PSC, PTB, PR e com o PV, que está estabelecendo nova direção. “Conversamos, pois queremos uma aliança para pensar um Toledo cada vez melhor, e até avançar uma conversa com o PSDB, por que não”, disse Beto.

Ele falou ainda sobre o processo de organização que os partidos de oposição estão trabalhando. “Está sendo formatado um conselho de partidos de oposição, justamente para avaliar o que está correto do ponto de vista administrativo, como também aquilo que podemos avançar, e também aquilo que ainda não foi feito e que poderemos fazer”, explicou. O presidente do PMDB de Toledo esclareceu que essas idéias não vão “nascer de um iluminado dentro de cada partido”. Ele frisou que o desejo é que a sociedade seja ouvida e que este conselho trabalhe na perspectiva de ter câmaras setoriais. “Por exemplo, os professores, universitários possam participar das discussões, influir nas decisões, assim como os profissionais liberais como engenheiros, arquitetos e advogados. Que os grupos da sociedade possam dialogar com os conselhos”, detalhou Beto que reforçou que a idéia “é debater com a sociedade, com os setores organizados, promovendo um debate sério, claro e que atenda a expectativa da população”.

Confira entrevista completa com o presidente do PMDB de Toledo em vídeo.


Por Rosselane Giordani

Sem nome %281144 x 250 px%29