Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ESPORTES

Abertura dos Jogos Escolares de Toledo reúne centenas de atletas

Centenas de competidores estiveram presentes na abertura dos Jogos Escolares de Toledo (JETO’s). As disputas contam com a participação de 24 colégios estaduais e privados do município, totalizando 1200 atletas. A organização é da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Toledo (SMEL), com apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE). A Coordenação Geral da disputa é do servidor municipal da SMEL, George Luiz Bertozzi Correa (Cebola), auxiliado pelo técnico desportivo do município, Mauro José Ansolin (Pato).

07/04/2014 - 21:21


Estão sendo disputadas as modalidades de atletismo, badminton, basquetebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez, nos naipes feminino e masculino. Também existem as divisões em Classe A – nascidos de 01/01/1997 até 31/12/1999 (15 a 17 anos) – e Classe B – nascidos de 01/01/2000 até 31/12/2002 (12 a 14 anos). Cebola explicou que nas modalidades de Ginástica Rítmica, Tênis de Mesa e Xadrez, a faixa etária dos participantes da classe B será para os nascidos entre 01/01/2000 e 31/12/2003.

O objetivo do JETO’s, segundo a secretária de Esportes e Lazer do município de Toledo, Marli Gonçalves Costa, é promover o desporto educacional, através de jogos que envolvam várias modalidades esportivas, dando oportunidade de participação a um maior número de alunos, despertando o gosto pela prática dos esportes, com fins educativos e formativos. “Os Jogos Escolares de Toledo são uma oportunidade de congregar os alunos das várias regiões do município, propiciando o estímulo recíproco, intercâmbio social, a vivência e reflexo sobre os aspectos positivos do esporte, contribuindo para situar a escola como centro cultural, desportivo e formativo da comunidade”, comentou.

O primeiro ato da cerimônia foi o desfile das delegações. Em seguida houve a entrada do fogo simbólico conduzido por quatro atletas do badminton e parabadminton toledanos. A primeira estudante a carregar a tocha foi Camila Aparecida Almeida Lima, atleta do badminton, do Colégio Estadual Morais Rego. Após, foi a vez de Cintya Oliveira, do Colégio Vicentino Incomar, que entregou o fogo simbólico para Leonardo Zuffo, do Colégio Intentus/Alfa, ambos do parabadminton. O acendimento da pira olímpica ficou por conta de Vinicius Gabriel Soares Alecrim de Paula, do badminton do Colégio Dario Veloso. Todos eles possuem diversos títulos no esporte e ocupam lugares de destaque na modalidade em nível nacional e internacional. Após o acendimento da pira, ocorreu o juramento, proferido pela jogadora de futsal, Yasmin Monandra da Silva, do Colégio Estadual Jardim Europa.

O evento ainda contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o chefe no Núcleo Regional de Ensino (NRE), Léo Inácio Anschau, que destacou a oportunidade dos alunos/atletas poderem realizar este momento de confraternização por meio do esporte. Léo agradeceu ao empenho da SMEL em fomentar a competição que permitirá aos adolescentes a oportunidade de representar o município de Toledo nas fases regional e estadual. “É muito bom ver a interação entre as instituições públicas e privadas. Com certeza teremos um grande momento”.

O prefeito Beto Lunitti lançou o desafio de, na próxima edição, contar com mais atletas, envolvendo os alunos do período noturno. “Sei que o Léo (Anschau) vai nos auxiliar para que tenhamos uma disputa ainda maior”, frisou. Após, o prefeito declarou aberta a competição e os atletas realizaram o seu momento de confraternização.

Agradecimento aos professores

A secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa, lembrou que neste ano não será cobrada das escolas as taxas de arbitragem, com exceção do futsal masculino A, apitado por uma Associação de Árbitros. Todas as outras modalidades contarão com o auxílio dos profissionais da SMEL e de professores do Estado que irão colaborar com o trabalho. “Temos que enaltecer a disposição destes profissionais. Sem eles, haveria a cobrança o que inviabilizaria as disputas”, salientou.

Anuncio gene 2