O prefeito Beto Lunitti oficializou, nesta terça-feira (08), a participação do município no Dia do Desafio (DDD). A campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e do bem-estar é realizada por meio de ações das comunidades e contará com o apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL). Realizado sempre na última quarta-feira de maio, em 2014 o DDD acontecerá no dia 28 do mês, com a coordenação do Serviço Social do Comércio (Sesc).
A assinatura que confirma a participação do município foi realizada após o convite da gerente executiva do Sesc, Doris Mariani Junges, e da coordenadora do Dia do Desafio em Toledo, Celimar Trentin. “Somente com a assinatura do prefeito na ficha de inscrição é que o município está inserido realmente neste evento”, afirmou Doris, ao lembrar que o Dia do Desafio é uma competição entre cidades do mesmo porte. “No início de maio será feito o sorteio em que Toledo conhecerá a cidade com que vai concorrer”. A partir da oficialização, a Prefeitura e a SMEL, assim como o Sesc, iniciam a mobilização das lideranças do município para participar da ação.
Toledo sempre contou com cerca de 50% de adesão da população ao evento. Conforme a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa, o objetivo é chamar a atenção para importância da atividade física. “Queremos que as pessoas incorporem à rotina a realização de atividades físicas, ressaltando todos os seus benefícios para o corpo, para mente e para saúde como um todo”, comentou.
Na ocasião, o prefeito recebeu um troféu das representantes do Sesc, como forma de reconhecimento pela participação efetiva do município na última edição. Segundo ele, a Prefeitura dará todo o apoio possível. “Essa é uma campanha que vem ao encontro das políticas de governo, que tem como premissa a saúde preventiva e o estímulo as práticas esportivas”.
Lançamento
No dia 07 de maio, o Sesc promoverá um café da manhã de lançamento do Dia do Desafio. O evento será realizado na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/Toledo). A programação oficial do município, que incluirá as ações de todas as entidades organizadas será divulgada uma semana antes do DDD. Em breve o Sesc confirmará ainda, o número do 0800 para computação da participação popular na ação.
Dia do Desafio
Criado no Canadá, nos anos 80, o Dia do Desafio tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição amigável entre cidades.
Da Assessoria - Toledo