1144x150 %284%29

PM flagra adolescentes ao volante em Toledo

Em 2009, foram 400 condutores flagrados sem ter a Carteira Nacional de Habilitação - CNH, ou seja, sem ter feito nenhum curso ou ter sido aprovado em qualquer categoria no Detran. No ano de 2010, o número teve um aumento de 16,25%, totalizando 465 pessoas não habilitadas ao volante. Em 2011 – conforme estatísticas dos meses de janeiro e fevereiro - 82 pessoas foram flagradas sem a CNH. Segundo o Tenente Hector, estes números são considerados elevados e aumentam constantemente.

27/03/2011 - 11:58


Destes números, conforme o Tenente Hector Esquível, o que mais chama a atenção é que em torno de cinco adolescentes são flagrados, por mês, nesta situação. “Em um final de semana que a equipe realizou a fiscalização foram flagradas quatro pessoas nesta situação, sendo uma na sexta e três no domingo. Deste número, metade delas eram adolescentes e um tinha apenas a 14 anos”.

Autuação

O Tenente Hector adverte que, os responsáveis que deixarem menores conduzirem um veículo terão responsabilidade civil, administrativa e criminal. “Também qualquer pessoa que seja proprietária de um veículo que permita a condução, seja por um adolescente ou qualquer adulto não habilitado, ela terá a sua responsabilidade em princípio administrativa, caso não aconteça nada. Se ocorrer um acidente mais grave ou até mesmo uma morte, o responsável pelo veículo sofrerá uma penalização mais grave”, explica o Tenente.

Ele ainda acrescenta que a autuação é gravíssima e, neste caso, ela é multiplicada por três, o valor dela R$ 574,63, sendo que o proprietário do veículo caso não seja o mesmo condutor também receberá uma autuação de valor e gravidade semelhante.

Recomendação

O PM recomenda aos responsáveis não entregarem a direção e cuidarem das chaves dos veículos, porque muitas vezes alguns adolescentes acabam pegando sem os pais atentarem para o fato. “Mesmo assim, eles terão a sua responsabilidade administrativa, civil e criminal. Os responsáveis devem estar atentos ao fato, porque podem colocar em risco a vida de seus filhos e de todas as pessoas que estão no trânsito”.

Texto Graciela Souza

Sem nome %281144 x 250 px%29