Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ESPORTES

SMEL amplia atendimentos aos Grupos de Idosos com foco na qualidade de vida

O trabalho inclui a realização de aulas de ginástica, dança, modalidades esportivas, gincanas e atividades alusivas as datas comemorativas, todas voltadas a promoção da saúde aos idosos.

09/04/2014 - 20:18


Desde setembro do último ano, os Grupos de Idosos legalmente constituídos no município passaram a ser assistidos pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL). A medida deve-se a necessidade dos integrantes, que vem ao encontro das políticas públicas da pasta, que prevêem a promoção da qualidade de vida as diferentes faixas etárias da população. Atualmente a SMEL atende a 40 grupos de idosos, com cerca de dois mil atendimentos ao mês, por meio de visitas semanais aos Grupos. O trabalho inclui a realização de aulas de ginástica, dança, modalidades esportivas, gincanas e atividades alusivas as datas comemorativas, assim como, demais atividades voltadas a promoção da saúde aos idosos.
Segundo a coordenadora do Programa Idoso em Movimento, Márcia Franciele Spies, enquanto a Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) – antiga responsável pelos Grupos de Idosos – contava apenas com a estrutura e profissionais dos Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certi’s) a SMEL conta com equipe capacitada para atender complementarmente as demandas de esporte e lazer. “Os Certi’s oferecem várias atividades, mas a nossa proposta com os Grupos é diferente e demanda a promoção da qualidade de vida por meio do esporte e do lazer nos próprios Grupos de Idosos. Ou seja, a agente amplia o serviço para os diferentes grupos, sem que eles tenham que deixar de frequentar os Certi’s”.
Através da SMEL há ainda a busca de recursos do Governo Federal para ampliar os serviços de atendimento, como por exemplo do Programa Vida Saudável, em fase de implantação. De acordo com a coordenadora do Idoso em Movimento, o novo Programa deverá melhorar ainda mais a qualidade de vida do público alvo. “É um recurso de R$ 320 mil que visa à criação de núcleos de esportes e lazer para o idoso, onde serão oferecidos diversos serviços de interesse de cada localidade”, explicou Márcia.
Ainda no contexto de ampliação dos serviços, a secretária da pasta, Marli Gonçalves Costa, ressaltou que a partir do mês de maio, a SMEL iniciará também, o atendimento de esporte e lazer na Associação Promocional Assistencial (APA/Lar dos Idosos) por meio do Programa Idoso em Movimento. “Nossa intenção é promover ao maior número de idosos possível a qualidade de vida, o que reflete em outros setores, com a diminuição de casos de doença e problemas sociais”.
Para João Morch, integrante do Grupo de Idosos do Distrito de Vila Nova, a mudança foi positiva. “Com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer toda a questão de documentação ficou menos burocrática e, além disso, agora contamos com uma professora que vai semanalmente desenvolver aulas de ginástica no Grupo, então temos não só as atividades do Certi como outras da Secretaria que tendem a aumentar ainda mais”, afirmou contente.
 
Eventos
Para 2014 a Secretaria de Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) prevê, além das atividades nos grupos, cinco eventos voltados ao público idoso. Para o mês de junho está marcado o I Encontro de Lazer e Movimento da Melhor Idade. Na sequência, será realizado o Arraial Municipal de Toledo, marcado para 14 de junho no Centro de Eventos Ismael Sperafico, que contará com a participação dos Grupos. Outra novidade para o ano será o retorno dos Jogos Municipais do Idoso programado para agosto.
Ainda será realizada a comemoração do Dia Internacional do Idoso, no dia 01 de outubro, e em dezembro acontecerá o encerramento das atividades de 2014, nomeado ‘Brincar e Viver na Melhor Idade’, com Bingo e Matinê Dançante. “Todos os eventos vão acontecer graças ao apoio master da Cooperativa Primato, que foi pleiteado pela SMEL”, comentou a secretária ao destacar que no com a parceria firmada com a Secretaria de Administração, por meio da Cozinha Social, todos os Grupos de Idosos que tem interesse recebem lanches no dias dos encontros convencionais.
 
Percapita
Junto com a migração do serviço de atendimento aos Grupos de Idosos foi repassada à SMEL a responsabilidade pelos encaminhamentos do repasse financeiro aos grupos de idosos, referente ao Programa Percapita. O repasse é destinado aos Grupos para organização das atividades recreativas, como passeios e confraternizações internas ou entre os Grupos. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer estimula que os integrantes de cada grupo discutam a melhor forma de aplicação dos recursos, sempre com vista na promoção da qualidade de vida. 
No último ano, 23 Grupos de Idosos receberam o Per Capita, e em 2014 o número aumento, passando para 26 Grupos. O aumento, segundo a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa, deve-se ao esforço da SMEL em integrar mais comunidades a organizar e participar das ações. “Para receber o recurso é necessário que os Grupos estejam com a documentação em dia, de acordo com as exigências do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e da Controladoria Interna do município”, lembrou.

Da Assessoria

Anuncio gene 2