1144x150 %284%29

POLÍTICA

PDT seguirá alinhado com oposição e projeta resgate das organizações comunitárias

 A Executiva Nacional do PDT já iniciou o processo de reestruturação do partido e para isso fez alguma definições que tem efeito cascata nos diretório estaduais e municipais. O presidente do PDT de Toledo, Neudi Mosconi, conversou com a reportagem da Casa de Notícias e explicou de que modo o partido irá se organizar localmente.

27/03/2011 - 12:32


  Mosconi foi categórico em afirmar que o PDT tem a orientação do presidente estadual Osmar Dias, reconduzido ao cargo, para seguir a linha que o partido adotou na última eleição de coalisão com o PT e PMDB.

Mosconi explicou que a recondução de Osmar Dias a presidência da provisória no estado era aguarda com “ansiedade”, pois poderia ter conseqüências na reestruturação e no posicionamento a ser adotado. Com a condução do Osmar Dias (presidente) e Paulo Macdonald (secretário) o posicionamento do partido continua sendo oposição. Mosconi explica que a partir de agora se iniciará o processo de reestruturação e consolidação da as provisórias municipais. Ele ressalta que a tendência é organizar o PDT através das coordenações regionais, e Toledo vai coordenar uma regional de 23 municípios. A tendência do PDT de Toledo será substituir alguns nomes que saíram do partido.

O presidente do PDT informa que a reestruturação do partido partirá das bases para a provisória estadual. “A partir daí nos estaremos estruturando o PDT do Paraná para deixar de ser provisória e compor um grande diretório estadual e municipal”, disse Mosconi afirmando também que acredita que ainda esse ano o PDT monte seus diretórios municipais e estadual - com a definição de executiva eleita com mandato, com delegados, em um processo mais democrático.

A reorganização do partido passa necessariamente pelos projetos das eleições de 2012 e 2014, nesse sentido Mosconi afirmou que o partido está se organizando para participar do processo. “Estamos organizando o partido para que tenha candidatos a prefeito na maior parte das cidades do Paraná, e que pelo menos dobre o número de vereadores eleitos. Em Toledo, o PDT apresentará nomes para candidatos a prefeito e a vice”, informou. Ele também frisou que o presidente Osmar Dias está acompanhando o porcesso e que a orientação é de que se mantenha a unidade das oposições, dos partidos que estiveram juntos nas eleições de 2010. Segundo ele a tendência natural é que se forme um grande bloco com o PMDB, PT,  PTB, PSC, e PV,  e outros partidos que trabalhem a partir de uma proposta alternativa para Toledo.

Com relação ao fato de que hoje os vereadores do PDT estão na base de apoio ao atual prefeito José Carlos Schiavinato, Mosconi afirmou que nos próximos dias reuniões serão realizadas com os vereadores Adelar Holsbasch e o João Martin, que segundo ele são peças fundamentais na construção desse projeto. “Não fazemos projeto político sem pessoas, nomes, lideranças. Estamos caminhando para um processo muito maduro e consciente. Precisamos somar e não dividir”, disse o presidente reforçando que “os vereadores terão que entender que o posicionamento político do partido tem que estar acima dos interesse pessoais de cada um”. Mosconi reforçou de que o PDT de Toledo vai caminhar numa linha de oposição a atual administração e que isso não é uma decisão pessoal, e sim da Executiva, do grupo, e das lideranças.

Proposta alternativa

O presidente do PDT fez duras críticas e afirmou que ao longo dos dezesseis anos de governo do PP foi destruído os modelos de organização comunitária. “As associações de bairro foram aniquiladas. Hoje se usam as entidades, os grupos em detrimento de interesses. Então, não queremos um poder político para usar as pessoas, queremos que elas contribuam de forma efetiva na elaboração de um grande projeto para Toledo. Esse projeto tem que se um sonho coletivo de construção de curto, médio e longo prazo”, disse. De acordo com ele a intenção é edificar nomes de lideranças de bairros que de fato possam representar a população na Câmara Municipal. “Não podemos mais ter uma Câmara que em sua maioria vote simplesmente a favor dos interesses de um mandátario. Esse modelo de gestão tem que ser diferente. Os vereadores têm que representar a vontade popular. Esse modelo de gestão precisa mudar”, declarou

 

Confira a entrevista completa com Mosconi que falou ainda sobre o modelo de participação popular que pretende-se construir.

 

Por Rosselane Giordani

 

Sem nome %281144 x 250 px%29