O aluno pode procurar qualquer uma das escolas estaduais que oferecem EJA ou diretamente nos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA). Basta levar carteira de identidade e fazer o cadastro.
“Na primeira fase foram matriculados 65 mil alunos e temos outras 47 mil pessoas que já estavam frequentando as aulas da EJA” diz a chefe do Departamento de EJA da Secretaria, Márcia Dudeque.
A EJA atende alunos com mais de 15 anos que estão voltando à sala de aula por não terem tido acesso à escolarização na idade certa ou por terem interrompido os estudos.
Diferente do ensino regular, as matrículas da EJA acontecem por disciplina e não por série. O aluno tem a opção de escolher entre uma ou até quatro matérias. Essa flexibilidade facilita a vida de quem tem também obrigações em casa ou com o trabalho.
Neste ano, a Secretaria da Educação reorganizou a EJA, estabelecendo quatro fases de matrículas ao ano, ao invés de receber matrículas a qualquer momento. Desse modo os alunos serão conduzidos para turmas e não entrarão mais automaticamente no atendimento individual, modalidade que deve ser usada somente para casos específicos.
Calendário de matrículas:
14 de abril a 9 de maio
7 de julho e 1º de agosto
6 de outubro a 7 de novembro
Da AE Notícias