Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Secretaria de Saúde já imunizou quase 57% das adolescentes conta o HPV

Os números representam os dados preliminares da última quinta-feira (10) do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde. 

12/04/2014 - 19:43


Estima-se que o município conte com aproximadamente 3.030 meninas nessa faixa etária e a meta é atingir 80% do total. As doses são gratuitas e são aplicadas nas em todas as UBS’s do município.
A vacina protege contra o papilomavírus humano, responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. A doença é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil. A campanha é realizada por meio do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, que incluiu a vacina contra HPV no Calendário Nacional de Vacinação a partir deste ano.
Devido o início da Campanha de Vacinação contra Gripe para os grupos prioritários, como idosos, crianças e gestantes, o fluxo de pessoas nas UBS’s deverá aumentar. Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Carmen Fornari Garbin, a orientação é para que as adolescentes que ainda não se vacinaram, procurem a Unidade mais próxima o quanto antes. “A vacina já faz parte da rotina do Sistema Único de Saúde (SUS), mas para garantir maior conforto e agilidade do serviço, orientamos que as meninas procurem uma UBS durante a próxima semana, antes do início da Campanha contra a Gripe”.
Segundo a secretária de Saúde, Denise Campos, a medida é muito importante, pois a vacinação é uma forma eficaz de prevenção de doenças. “Acho que essa decisão do Ministério da Saúde de incluir a vacinação contra o HPV na rotina do calendário de vacinação é assertiva, pois garante uma maior proteção a essas adolescentes”, afirmou. 
 
Doses de imunização
Após a primeira dose, as adolescentes vacinadas devem voltar ao posto de saúde para a 2ª dose depois de seis meses. Cinco anos após a 1ª dose, elas devem retornar ao posto para a 3ª dose, garantindo uma imunização eficaz e duradoura. Em 2015 serão vacinadas meninas de 9 a 11 anos de idade, e a partir de 2016 toda menina a partir dos 9 anos de idade.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2