Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Beto Lunitti participa de acolhida dos profissionais do 'Mais Médicos' em Curitiba

 Toledo recebeu  22 médicos do Programa de Valorização Profissional da Atenção Básica (Provab) e agora mais seis vindos do Mais Médicos. 

14/04/2014 - 17:24


Nesta segunda-feira (14), o prefeito Beto Lunitti e o assessor especial em Saúde Edson Simionato participaram de um encontro que recepcionou os profissionais que integram o Programa Mais Médicos do Governo Federal. Na ocasião foram apresentados os 295 médicos estrangeiros, entre eles cubanos e de outras nacionalidades, que completam a meta do Ministério da Saúde para o Paraná que era de 770 profissionais. Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, este número representa um grande reforço para a saúde pública no Paraná.
A acolhida destes profissionais, bem como a apresentação e o lançamento do Programa Mais Médicos em Toledo, acontece nesta quinta-feira (17), às 8h, com uma coletiva de imprensa e demais convidados no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura. O prefeito Beto Lunitti lembrou ainda que a Secretaria de Saúde prepara uma escala de trabalho para os novos médicos estrangeiros, que também será divulgada durante este evento. “Queremos que eles estejam à disposição da comunidade toledana já na próxima terça-feira (22), logo após os feriados que teremos nos próximos dias”, completou.
Durante explanação no evento, o ministro Arthur Chioro explicou que o objetivo é ampliar o número de médicos nos país, que atualmente é de 374 mil, para 600 mil até 2026. Em Toledo, este aumento é sentido com a chegada de 22 médicos do Programa de Valorização Profissional da Atenção Básica (Provab) e agora mais seis vindos do Mais Médicos. “Isto representa mais qualidade e rapidez no atendimento”, destacou o prefeito Beto Lunitti. 

Senadora reafirma curso de medicina em Toledo
Durante o evento, a senadora da República, Gleisi Hoffmann, reforçou todo o empenho do Governo Federal em ampliar as vagas nos cursos de medicina. Gleisi lembrou que Toledo está entre as cidades contempladas com novos cursos na área, já que, além de disponibilizar mais profissionais, umas das metas do Programa é aumentar o número de médicos por meio da expansão do número de vagas de medicina e de residência médica. “Nesse contexto, Toledo sai na frente na expectativa da obtenção do curso de Medicina, por meio da Universidade Federal do Paraná (UFPR)”, comentou.

Pactuação Tripartite
O Programa Mais Médicos é realizado a partir de um pacto entre os Governos Federal, Estadual e Municipal que tem por objetivo a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de investimentos em infraestrutura de hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.

Metas e Resultados
Desde o início do programa, a presença dos profissionais que estão em atuação em todo o país já traz resultados positivos na assistência à população. Um levantamento do Ministério da Saúde feito em municípios que receberam profissionais do Mais Médicos mostrou que, em novembro de 2013, houve um crescimento de 27,3% no atendimento a pessoas com hipertensão em comparação com o mês de junho do mesmo ano, antes da chegada dos profissionais.
Houve aumento ainda, neste mesmo período, de 14,4% na assistência a pessoas com diabetes, de 13,2% no número de pacientes em acompanhamento e de 10,3% no agendamento de consultas. Nas cidades que contavam com médicos do programa foram realizadas 2,28 milhões de consultas em novembro, 7% mais que o total registrado em junho. O levantamento foi feito em 688 municípios onde atuavam 1.592 médicos.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2