A Secretaria de Esporte e Lazer do Município tem desenvolvido diversas atividades com os grupos de idosos na cidade. Na segunda-feira (14) mais uma ação do governo beneficia este público, trata-se da assinatura do Termo de Convênio do Programa Per Capita. No ano passado, 23 Grupos receberam o Per Capita, e em 2014 o número aumentou para 26 Grupos. Segundo a secretária de Esportes e Lazer de Toledo, Marli Gonçalves, a administração municipal está repassando o recurso no valor de R$ 220 mil. “Cada grupo tem a liberdade de escolher como investirá o recurso disponível a ele”. O recurso será liberado em maio e os grupos deve gastá-lo até o dia 31 de outubro.
O vice-prefeito, Adelar Holsbach ‘Pelanka’, afirma que o Município é formado por pessoas guerreiras e batalhadoras, as quais muitas delas fizeram a diferença na colonização da cidade. Para ele, é fundamental que os idosos participem de atividades físicas. “Os programas desenvolvidos pela Secretaria proporcionam mais saúde e uma vida mais ativa aos idosos”.
A secretária de Esporte e Lazer de Toledo, Marli Gonçalves, enfatiza que a Secretaria desenvolve suas ações em conjunto com os profissionais e os participantes. “Não há uma atividade que não dependa de mais setores além da Secretaria. É gratificante atender os idosos do nosso Município”.
O presidente da Câmara de Vereadores, Adriano Remonti, lembra que o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, pediu atenção e agilidade na aprovação do Projeto de Lei. “É um recurso que vai compartilhar o bem e a vida aos idosos. É um recurso bem aplicado pelo Município”.
O controlador interno, Luis Birck, disse que atua no serviço público há 30 anos e as administrações anteriores se preocupam com os idosos. Contudo, ele destaca o empenho desta administração. “O prefeito Beto Lunitti está tendo um carinho especial com os idosos no sentido de ampliar e melhorar a parceria com os grupos. É uma forma diferente de agraciar os grupos com os recursos. Neste sentido, a minha tarefa é zelar pelo cumprimento de Lei. Estarei sempre vigilante”.
Segundo o presidente do Grupo de Idosos de Cerro da Lola, Valdir Bortoli, o recurso é bem-vindo a entidade, pois o valor é utilizado na realização de atividades que proporcionem lazer aos participantes. “O recurso é utilizado no pagamento de transporte, almoço, refrigerante, entre outros”. Ele salienta que serão realizados mais encontros em virtude do repasse deste valor.
Vida Saudável
Na oportunidade, a secretária de Esportes e Lazer de Toledo, Marli Gonçalves, salientou o repasse governo federal de quase R$ 400 mil por meio do Programa Vida Saudável para a promoção de ações aos idosos e a toda a comunidade. As atividades devem ser realizadas a partir do segundo semestre em quatro centros do Município: Jardim Porto Alegre, Industrial, Pioneira e Vila Nova.