1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Pioneiros recebem homenagens pelo seu dia

Cerca de 800 pessoas, entre pioneiros e seus representantes, participaram no sábado, 26, durante todo o dia, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, do 24º Encontro dos Pioneiros. Instituído por lei, o Dia do Pioneiro, visa prestar uma homenagem aos primeiros desbravadores de Toledo, que chegaram ao município de 1947 a 1954 e ajudaram na colonização desta cidade.

28/03/2011 - 18:53


As famílias estão cadastradas no Museu Histórico Willy Barth e todos os anos são convidadas para participar da homenagem. O evento contou com recepção dos participantes, a partir das 9h, com café e roda de chimarrão, apresentações artísticas com talentos de Toledo, entre eles integrantes do Centro de Tradições Chama Crioula e grupo de viola caipira feminina da Casa da Cultura, além de matinê, no período da tarde.
“É uma festa muito bonita. Todos os anos eu venho”, disse o pioneiro Ervino Schneider, de Dois Irmãos, no interior do município de Toledo. Ele faz questão de participar pela oportunidade que o evento possibilita de rever antigos conhecidos. Quando chegou a Toledo, em 21 de setembro de 1953, foi direto para Dois Irmãos, sendo a 13ª família residente naquela comunidade. Ele lembra os tempos difíceis da época e comprova que não é lenda um dos fatos mais marcantes entre os pioneiros. Em meio a densa mata era imenso o número de mosquitos, carrapatos e outros insetos que não davam sossego às pessoas. Segundo ele, enfrentar a mata nativa naquela época, não era fácil, mas não tinha outra expectativa para aquele período. O jeito era arregaçar as mangas e desbravar a mata nativa, na busca de novos horizontes.
Para o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, que fez questão de almoçar no local e participar de parte dos festejos, o encontro é um reconhecimento da administração municipal aos desbravadores de Toledo, que naquela época deram a sua contribuição, enfrentando muitas dificuldades, para o que é hoje o município de Toledo.
Ele aproveitou também para anunciar mais uma homenagem que será feita pela administração municipal. A partir de um levantamento que está sendo feito por uma comissão de pioneiros, juntamente com funcionários do Museu Histórico Willy Barth, será edificado um Memorial ao Pioneiro. Ele será instalado no Parque dos Pioneiros, que já presta uma homenagem aos desbravadores, e deverá conter os nomes das primeiras famílias que chegaram ao município.
O levantamento inicial conterá todos os nomes já catalogados, mas nada impede que famílias não citadas, desde que comprovem a chegada a Toledo no período, seja incluídas nesta lista. “Será uma forma de lembrar e valorizar aqueles que primeiro chegaram, agradecer às famílias pela contribuição de cada um para o que é hoje o município de Toledo”, disse o prefeito, ressaltando a coragem e o desafio que enfrentaram os pioneiros do município. Ele também rendeu uma homenagem especial às mulheres. “Não deve ter sido nada fácil vir para cá naquela época, com crianças pequenas e sem os recursos que temos hoje na área de saúde”, observou, ressaltando que o município é o que é hoje, graças ao trabalho e a dedicação de cada um.
A mulher pioneira está sendo lembrada em uma exposição que encerra nesta terça-feira, no Museu Histórico Willy Barth. A exposição retrata os diversos trabalhos realizados pelas mulheres na época, o cuidado e a atenção com os filhos, o trabalho na roça, junto com o marido, o atendimento de saúde, feito por parteiras, e também os casamentos, as festas populares da época. A exposição é aberta ao público das 8 às 11h45min e das 13h30min às 17h30min. Grupos de estudantes de escolas de Toledo e de municípios vizinhos visitaram a exposição.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29