A intenção do primeiro deles é trazer para Cascavel, base dos 49 municípios filiados ao sindicato, e pela segunda vez, o consultor Marcos Kahtalian, do Sinduscon-PR, para atualizar o raio X feito ano passado sobre a construção civil das principais cidades oestinas.
O segundo tema é tão impactante quanto: a repercussão de um estudo divulgado recentemente pela Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), durante evento realizado em Brasília. Trata-se do “O Custo da Burocracia no Imóvel”, encomendado em parceria com a Abrainc (Associação Brasileira da Indústria da Construção Civil) e o Movimento Brasil Competitivo à Booz & Company.
Segundo o estudo, o excesso de burocracia para comprar a casa própria impacta em até 12% do valor do imóvel e está relacionado a gastos com documentação excessiva e atrasos no processo de construção e entrega. Isso equivale a R$ 18 bilhões por ano, considerando-se os financiamentos com recursos do FGTS e da caderneta de poupança, com base na média de unidades novas entregues anualmente. Este custo extra onera toda a cadeia do setor e é pago pela sociedade brasileira. A intenção do Sinduscon, segundo o presidente Edson Vasconcelos, é trazer esse debate para a realidade da região Oeste.
Da Assessoria