Após aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores, o prefeito de Toledo Beto Lunitti sancionou, na quarta-feira (23), o termo de concessão de um terreno localizado na Rua Bom Pastor, no loteamento Parque Residencial Recanto Verde, em favor do governo estadual. A área, que conta com 6.748,32 metros quadrados, será destinada para a construção da nova estrutura do Colégio Estadual Doutor João Cândido Ferreira que atualmente funciona em anexo com a Escola Municipal Amélio Dal Bosco.
O prefeito toledano lembrou que a doação foi solicitada pela Secretaria de Estado da Educação, através do Núcleo Regional de Educação (NRE/Toledo). A partir da assinatura o Estado terá o prazo de três anos para a construção do novo imóvel que contará com 16 salas de aula, quadra poliesportiva, refeitório, cozinha, setor administrativo e demais instalações necessárias. Beto destacou ainda que o objetivo da doação é desmembrar a estrutura das escolas municipal e estadual, trazendo benefícios para as duas instituições. “A ação irá visa fornecer uma educação de qualidade para todos os estudantes de Toledo.”
O chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo, Léo Inácio Anschau, falou sobre a importância do desmembramento e que ira proporcionar futuramente cerca de 400 novas vagas aos estudantes. “Agora daremos inicio ao planejamento do novo João Cândido que hoje junto a Escola Municipal Amélio Dal Bosco atendente cerca de 600 alunos diariamente. Nossa expectativa é aumentar o acesso e oferecer uma educação com qualidade e para isso era necessário um novo prédio”, comentou.
Para o município, com o espaço remanescente, poderão ser abertas novas turmas e oficinas em contraturno para a pré-escola e turmas do primeiro ao quinto ano. “Nossa intenção é sempre melhorar. Esta é uma das últimas estruturas que oferecem, no mesmo prédio, o ensino para crianças e adolescentes. Com a mudança da estrutura do estado para outro espaço, poderemos ter um aproveitamento melhor e direcionar diversas atividades visando o desenvolvimento dos estudantes que são atendidos pelo município”, comentou a secretária da Educação de Toledo, Tania Elisete de Grandi.
Esta melhoria é esperada pela comunidade escolar. Segundo a diretora da Escola Municipal Amélio Dal Bosco, Leni Pinheiro de Machado, atualmente a estrutura que atende as duas escolas possui 14 salas e, segundo ela, é pouco para a demanda. “É com muita alegria que recebemos esta notícia. Vai ser bom para as duas instituições atuarem em espaços adequados”. Leni comentou que a existe uma boa convivência entre as duas unidades educacionais, porém o funcionamento conjunto impõe algumas dificuldades, como a própria caracterização da escola. “Para os adolescentes é importante a escola com uma característica, para as crianças é outra. Além disso, pedagogicamente precisamos de mais espaços para atividades psicomotoras, psicopedagogicas, entre outras ações. Com a estrutura destinada somente as crianças da rede municipal nos abre outras possibilidades”, finalizou.