Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Prefeitura firma contrato para elaboração de projetos para reforma total do CAIC

O projeto prevê toda revitalização do prédio, troca de telhado, projeto de prevenção de incêndios e elétrico, além da ampliação da estrutura

24/04/2014 - 08:52


Após 10 anos de reivindicações, a Escola Municipal Vereador José Pedro Brum (CAIC), construída na década de 90, receberá obras de reforma, adequação e ampliação. No último ano o Governo Municipal se sensibilizou com a situação da unidade escolar que sofre com alagamentos nos períodos de chuva e incluiu a obra no orçamento do município para 2014 e no PPA – 2014/2017. Na quarta-feira (23) o prefeito, juntamente a secretária de Educação, Tania de Grandi, e representantes da comunidade escolar, assinou o contrato com a empresa vencedora da licitação para execução dos projetos. Para esse primeiro passo serão investidos R$ 72 mil. Já para a obra estão previstos outros R$ 1,4 milhão.

Segundo a diretora do CAIC, Nadir Dias Souza Barbosa, a reforma é uma grande conquista. “Estamos esperando ansiosamente, pois a cada chuva o drama retorna. Para a comunidade este primeiro passo dado é motivo de comemoração, tendo em vista a grande espera por essa ação”. O tempo de espera foi comentado por Tania de Grandi, que destacou a característica do atual governo municipal em dialogar com a comunidade. “Foi em atenção a vocês que o prefeito tomou a decisão de investir no CAIC. Eu, enquanto secretária de Educação, só tenho um pedido a fazer para a empresa responsável: acessibilidade e segurança”.

Entre as principais demandas da Escola estão à construção de novas salas, ampliação do refeitório e do auditório, e principalmente, a troca de todo o telhado. Para chegar a um projeto que atenda a todas essas necessidades, o engenheiro civil responsável pela empresa vencedora, Marcelo Henrique Azevedo, deslocará na próxima semana um equipe para discutir a situação na escola. “Vamos pegar o projeto da Escola e discutir com os servidores o que deve ser feito, para então começarmos os trabalhos”, explicou.

A empresa vencedora tem o prazo de 120 dias para conclusão dos serviços, que incluem a execução do projeto arquitetônico com base no já existente, dos projetos hidráulico, elétrico e sanitário, além do projeto de prevenção de incêndio. Após a finalização será iniciado a elaboração da licitação para contratação de construtora que executará as obras, previstas para iniciar entre o fim de 2014 e início de 2015.

De acordo com o prefeito Beto Lunitti, a decisão daquilo que precisa ser feita será tomada de forma conjunta com o gabinete do prefeito, Secretaria Municipal de Educação e a comunidade escolar. “Será um modelo diferente como temos proposto nesta gestão, porque decidiremos em conjunto o que fazer. Então é um projeto que será construído a várias mãos dentro daquilo que, principalmente a comunidade escolar vê como prioridade”, finalizou.   

Ensino Integral

O projeto prevê toda revitalização do prédio, troca de telhado, projeto Previncêndio (normativas de segurança regulamentadas pelo Corpo de Bombeiros) e elétrico, além da ampliação da estrutura. Segundo Tania, com as intervenções a escola deverá aumentar o número de vagas para o ensino integral. “Essa é mais uma questão prevista no plano de governo da atual gestão e que deve atender a grande demanda da região”, comentou ao ressaltar a importância da obra. “Com isso pretendemos dar condições aos professores e alunos para que possa ser desenvolvido um trabalho cada vez melhor”.

Anuncio gene 2