Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

LIRAa sinaliza 5,9% de infestação do Aedes aegypti no município

Apesar do índice estar longe do ideal proposto pelo Ministério da Saúde o mesmo levantamento apontou um nível médio de 10,6% no início desse ano

24/04/2014 - 08:59


Com um índice de 5,9% de infestação do mosquito da dengue, o município de Toledo deve fortalecer nos próximos dias as ações de combate ao Aedes aegypti. Os dados foram apontados através do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) que foi realizado na última semana em todo o município entre os dias 14 e 17.

De acordo com o coordenador de Controle e Combate às Endemias, Genair Grünevald, o índice ainda está longe do ideal proposto pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 1%, porém melhorou em relação ao LIRAa realizado no mês de janeiro que apontou um nível médio de 10,6%. Genair destacou que nós próximos dias a equipe de combate a dengue estará realizando algumas ações como mutirões de limpeza, e bloqueios mecânicos. “Nesta ação, os agentes de combate as endemia vão até as casas combater os mosquitos e eliminar os possíveis focos”.

Ainda serão realizados os bloqueios químicos, através da aplicação inseticida. “Vale lembrar alguns cuidados básicos como manter a caixa d’água sempre fechada, evitar o acúmulo de lixo e da chuva em locais como lajes, barris, pneus e garrafas entre outros recipientes.”

Genair Grünevald também fez o pedido para os moradores onde acontecem os bloqueios químicos que abram janelas e deixe a casa ou propriedades mais arejadas para que haja maior eficácia na hora da aplicação do inseticida que visa matar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Ele ainda falou sobre os três casos registrados no município, onde segundo informações da Coordenação de Controle e Combate às Endemias dois deles são importados e os pacientes, pai e filho, contraíram a doença em Maringá. “O fato aconteceu no Jardim Pancera e já recebeu as medidas necessárias, como a realização de bloqueio químico, por meio dos agentes de combate às endemias. Nossa intenção foi eliminar qualquer foco do mosquito da dengue, evitando a incidência de possíveis novos casos”.

Ainda segundo Grünevald o terceiro caso aconteceu em uma região rural do município e ainda vem sendo investigado já que não há nenhum outro caso próximo ou na família do paciente. “Mesmo assim nós fizemos os procedimentos recomendados como bloqueios químicos e mecânicos, evitando assim possíveis infestações naquela área.” 

Sintomas da dengue

A dengue clássica, que foi identificada nos pacientes em Toledo, é a forma mais leve da doença, sendo muitas vezes confundida com a gripe. Tem início súbito e os sintomas podem durar de cinco a sete dias, apresentando sintomas como febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, entre outros. Segundo Genair Grunevald, caso alguém apresente esses sintomas, é orientado que procure um atendimento médico o mais rápido possível.

Anuncio gene 2