No trecho serão retirados os avanços nas esquinas para dar maior fluxo ao trânsito. Além disso, a Emdur fará meios fios e novas rampas de acesso nas calçadas. Segundo o diretor técnico da Emdur, Giovani Luiz Frantz, a Rua, que passará a contar com três pistas demandará de ampliação das faixas elevadas. “A Empresa também será responsável por fazer o asfaltamento das áreas em que for necessário”, explicou.
A nova pintura e sinalização do trecho ficarão a encargo do Deptrans. Porém, enquanto a obra estiver em execução, o Departamento realizará o serviço de sinalização com cones e placas, assim como a orientação de agentes de trânsito que estarão acompanhando o trabalho. “Teremos cerca de seis Guardas Municipais no local para informar a população e fazer o controle do trânsito durante a ação”, afirmou o diretor de Trânsito e Rodoviário, Fabiano de Paula Leite Faria.
De acordo com Faria, a orientação é para que os motoristas utilizem rotas alternativas durante a execução da obra. “Essa mudança, assim como as demais que estão sendo realizadas, tem como objetivo melhorar o trânsito na região central e foi decidida após muitos estudos e discussões. Então, nós pedimos a colaboração da população que usa essa rota, para que a evite nesses três dias pelo menos, para não haver maiores transtornos”, finalizou.
Outras obras
As ações fazem parte da reestruturação do trânsito no quadrilátero compreendido entre as Ruas Santos Dumont, Piratini, São João e a Avenida Parigot de Souza. O objetivo é dar mais condições de trafegabilidade e segurança aos usuários. Os trabalhos foram iniciados na Rua Rui Barbosa que ganhou três pistas de rolamento e nova sinalização no trecho entre a Rua Armando Luiz Arrosi e Raimundo Leonardi.
A Rua Santos Dumont também já recebeu nova pintura e ganhou mais uma pista para o deslocamento dos veículos no sentido Centro-Vila Industrial. Outra alteração aconteceu no estacionamento na Rua Raimundo Leonardi, antes realizado de forma obliqua, agora acontece paralelo ao meio fio o que, segundo o Deptrans, vai proporcionar mais uma pista para cada sentido da via.
Todas as mudanças fazem parte atendem aos estudos realizados pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Deptrans. As alterações foram ainda discutidas com a comunidade em 16 encontros envolvendo associações, Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), clubes de serviços e outras entidades da sociedade.