No último dia 11 de abril a Secretaria da Saúde já havia firmado contrato com outros 17 laboratórios para realização de exames citopatológicos na rede pública de saúde.
51 SERVIÇOS - A validade dos contratos é de um ano e podem ser renovados por mais quatro. Com a habilitação desses novos laboratórios, a rede pública de saúde contará com 51 serviços especializados em citopatologia, ofertando cerca de 700 mil exames ao ano. Isso representa um pagamento anual de aproximadamente R$ 5,3 milhões.
Com a ampliação da capacidade de realização dos exames, será possível reduzir o tempo para se obter os resultados. Isso contribui bastante para agilizar o início do tratamento dos pacientes.
De acordo com a superintendente de Atenção à Saúde, Márcia Huçulak, cerca de 30% das mulheres paranaenses sexualmente ativas nunca fizeram exames preventivos de colo de útero e mama. “É importante que as mulheres busquem a unidade de saúde mais próxima e se informem sobre como realizar esses exames. Quanto mais cedo um caso de câncer for detectado, maiores as chances de cura da pessoa”, orienta.
SAÚDE
Estado contrata 34 laboratórios de patologia para realização de exames
O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, assinou nesta sexta-feira (25) a contratação de 34 laboratórios de patologia para a realização de exames preventivos de colo do útero (papanicolau) e biópsias para detecção do câncer de mama. O objetivo é ampliar a capacidade de realização desses exames, permitindo a cobertura da população de todo o Estado.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 3Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
- 4Adeus a Luís Fritzen
- 5Artista ressalta pluralidade do circo durante Mostra em Toledo
Últimas notícias
- 1Cesta básica de Toledo registra quarta queda consecutiva, mas ainda acumula alta no ano
- 2Valor 1000 reconhece o Sicredi entre as 100 maiores instituições financeiras do país
- 3Funtec discute atualização da lei de regulamentação em reunião extraordinária
- 4Toledo define cronograma de atividades da Semana Nacional de Trânsito 2025
- 5A sutil política da inércia