Neste domingo estiveram na via, as máquinas pesadas reduzindo as orelhas das esquinas. Já nesta segunda e terça-feira a EMDUR vai trabalhar nas calçadas, rebaixamento e guias e o Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans) da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST) fará a sinalização. Com a redução das orelhas a Almirante Barroso terá três vias, no mesmo sentido que é hoje, porém o estacionamento será invertido e passará ser paralelo. A via receberá semáforos nas esquinas com a Av. Maripá, com a Rua 15 de Novembro e com a Guarani. E nos trechos de maior fluxo de pedestre será instalado o sensor de tempo para pedestres.
Para agilizar o fluxo entre a Guarani e a Dom Pedro II terá um semáforo de conversão a esquerda e outro para quem seguir reto.
O prefeito Beto Lunitti esteve acompanhando as obras na Almirante Barroso, neste domingo e falou com a reportagem da Casa de Notícias, sobre as mudanças. “As obras fazem parte do Projeto de reestruturação da região central. A população encontrará no início desta semana, um pouco de transtorno na via, que não será totalmente interditada, mas terá a presença da Guarda Municipal, para orientar o fluxo. Tudo isso é para melhor o fluxo nesta região e dar mais segurança aos pedestres e veículos que trafegam por aqui, pedimos a colaboração das pessoas, se for possível evitarem a via, se não for que tenham um pouco de paciência, porque a mudança é para melhor”.
Outras obras
As ações fazem parte da reestruturação do trânsito no quadrilátero compreendido entre as Ruas Santos Dumont, Piratini, São João e a Avenida Parigot de Souza. O objetivo é dar mais condições de trafegabilidade e segurança aos usuários. Os trabalhos foram iniciados na Rua Rui Barbosa que ganhou três pistas de rolamento e nova sinalização no trecho entre a Rua Armando Luiz Arrosi e Raimundo Leonardi.
A Rua Santos Dumont também já recebeu nova pintura e ganhou mais uma pista para o deslocamento dos veículos no sentido Centro-Vila Industrial. Outra alteração aconteceu no estacionamento na Rua Raimundo Leonardi, antes realizado de forma obliqua, agora acontece paralelo ao meio fio o que, segundo o Deptrans, vai proporcionar mais uma pista para cada sentido da via.
Todas as mudanças fazem parte atendem aos estudos realizados pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Deptrans. As alterações foram ainda discutidas com a comunidade em 16 encontros envolvendo associações, Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), clubes de serviços e outras entidades da sociedade.
Da Redação da Casa de Notícias e com informações da Assessoria