1144x150 %284%29

GERAL

Nota fiscal eletrônica é tema de palestra em Toledo

Redução de custos de impressão, praticidade no envio dos dados fiscais pela internet e facilidade de armazenagem do documento no computador são algumas das vantagens para as empresas que utilizam a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Porém, as dúvidas quanto à obrigatoriedade, prazos, prós e contras dos programas de geração do documento e todos os processos que envolvem a nota fiscal digital ainda são muitas, por parte dos empresários.

29/03/2011 - 07:11


Em Toledo, no oeste paranaense, uma boa oportunidade para quem quer conhecer todos os detalhes sobre a NF-e é participar da palestra “Nota Fiscal Eletrônica”, oferecida pelo Sebrae/PR. “Muitos empresários se mostram interessados em aprender melhor sobre o tema e, por esse motivo, optamos por oferecer o curso no município. Em cerca de duas horas eles conhecerão os processos da NF-e e, ainda, poderão tirar dúvidas pontuais com uma especialista”, garante a consultora do Sebrae/PR, Déborah Steiner França.

A capacitação está marcada para esta quarta-feira, dia 30, das 19 às 21 horas, no escritório do Sebrae/PR em Toledo, que fica na Avenida Parigot de Souza, 2.339. As vagas, conforme orienta a consultora, são limitadas e não há custo para adesão. “É necessário que o interessado faça a inscrição o quanto antes e garanta seu lugar para assistir a palestra”, assinala Déborah França. A confirmação pode ser pessoalmente ou pelo telefone da entidade no município, que é o (45) 3252-0631.

A NF-e é um documento de existência apenas no formato digital e, atualmente, substitui a nota fiscal modelo 1/1A, utilizada para documentar transações comerciais com mercadorias entre pessoas jurídicas. “Uma dúvida comum é que se ela substitui os outros modelos de documentos fiscais existentes na legislação. Na palestra, entre muitos outros aspectos, os participantes conhecerão por que o documento é obrigatório e quais as dicas para sua utilização”, destaca a consultora do Sebrae/PR.

Além de empresários toledanos, podem participar empreendedores de municípios do entorno do município. Atualmente, são cerca de 250 atividades empresariais, obrigadas por lei, a utilizar a NF-e, tais como fabricantes de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal; atacadistas de café; fabricantes de medicamentos para uso veterinário; atacadistas e importadores de malte para fabricação de bebidas alcoólicas; concessionários de veículos novos; distribuidores, atacadistas ou importadores de bebidas alcoólicas, inclusive cervejas e chopes; dentre outros.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29