Durante todo o sábado as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o município ficaram abertas até as 17h para os atendimentos. Segundo dados repassados pela diretora do Departamento de Vigilância e Saúde, Clarice Terezinha Escher, somente no sábado foram vacinadas 8.020 pessoas. Dessas, 2.103 foram crianças de seis meses a cinco anos, 339 gestantes, 266 profissionais de saúde, 3.889 idosos e 1.341 doentes crônicos. A ação foi bem positiva no sábado, já que muitas pessoas se dirigiram até as UBS’s e ao próprio Mini Hospital para se vacinar. Na sexta-feira (25), em levantamento feito pela Secretaria de Saúde, haviam sido vacinadas 13,4% da população com prescrição da vacina. Já no final do sábado, esse número havia chegado aos 27,33%.
Clarice afirmou que a ação do dia ‘D’ reuniu bastantes pessoas, o que é muito positivo. “Muitas pessoas, principalmente idosos, compareceram ao Mini Hospital para receber a vacina, o que é muito bom, já que mais pessoas foram imunizadas”. Além disso, a diretora ainda contou que a expectativa é atingir até 90% da população, seguindo os bons índices do ano passado, onde 89% foram vacinados.
Programação especial Dia ‘D’ na UBS São Francisco
As equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde (UBS) do São Francisco promoveu, no sábado (26), uma programação especial para a terceira idade. A UBS tradicionalmente realiza as campanhas do calendário, voltadas a um público específico. Segundo a enfermeira, Diane Michely Cassaro, essa foi uma forma de trabalhar a prevenção com todos os grupos etários. “No caso dos idosos, por exemplo, por contarmos com a ESF já conhecemos os pacientes, mas por meio dessa ação podemos diminuir ainda mais os riscos, com trabalhos de prevenção e orientação”.
Entre as ações do Dia do Idoso no São Francisco foi realizado aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar, exames de sangue e auxílio na vacinação contra gripe, por meio de parceria com a Universidade Paranaense (Unipar) com estagiários de Enfermagem. O Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE) do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) realizou testes rápidos de Sífilis e HIV.
Durante a tarde de sábado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) fez cortes de cabelo, para os idosos e as agentes de comunitárias de saúde (ACS) da própria unidade contribuíram com o trabalho de manicure e maquiagem. O Ambulatório de Feridas disponibilizou maquetes para orientação contra quedas de idosos. Dois médicos da UBS fizeram o trabalho de extratificação de risco cardiovascular. A Unidade ainda ofertou a coleta de preventivos aos idosos. Ainda vieram médicos do Hospital de Câncer de Cascavel (UOPECCAN) para realizar exames de pele.
Segundo a enfermeira Juliana Beux Konno, aproximadamente 450 pessoas participaram da atividade no Jardim São Francisco, além de terem sido aplicadas 320 doses de vacinas em crianças, gestantes e idosos. “A ação realizada foi muito boa. Fizemos diversas atividades, além de termos disponibilizados vários exames para os idosos que quisessem fazer”, afirmou.