A cada dois meses é realizado no município o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). Conforme os dados do setor de Controle e Combate às Endemias da Secretaria de Saúde, o LIRAa realizado entre os dias 14 e 17 de abril, apresentaram um índice de 5,9%, enquanto o primeiro de 2014 registrou 10,60%. O índice alto no começo do ano, segundo o coordenador do setor, Genair Grünevald, foi devido ao alto volume de chuvas, típico da época, na região.
Para Genair, a queda desse percentual, é uma conquista do município graças às intensas ações realizadas. “Uma possível epidemia foi coibida graças a diversos fatores. Aumentamos de 43 para 60 agentes em 2014. Já recolhemos mais 200 toneladas de materiais durante os mutirões de limpeza realizados nos bairros e comunidades. Além disso, o intenso trabalho em 2013 com relatos e atendimento primário de saúde nos casos suspeitos, a entrega de repelentes para os infectados e os bloqueios mecânicos e químicos ajudaram na diminuição da circulação do vírus”, ressaltou.
Um dos destaques dentre os trabalhos foram às parcerias com as empresas, universidades e clubes de serviços para realizar a conscientização da população. “Junto com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) também foram realizadas palestras e teatros para os alunos do ensino fundamental, tanto das escolas públicas quanto as particulares, muito importante para que a população esteja consciente sobre a dengue”, comentou Genair. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também esteve envolvida com ações intersetoriais.
A secretária de Saúde, Denise Campos, ressaltou que o LIRAa ideal indicado pelo Programa Nacional de Combate à Dengue (PNCD) é de 1%. “Tudo o que foi feito em relação aos trabalhos de combate à dengue foi visando atingir esse percentual. Apesar da diminuição, temos um grande trabalho a ser realizado para diminuir ainda mais nosso índice”. Para Denise o enfrentamento à enfermidade é uma das ações mais importantes realizadas no município. “Temos que ficar sempre atentos e trabalhando com intensidade para evitar uma epidemia. Podemos contar com trabalho intenso da equipe que assumiu a responsabilidade e buscar sempre mais o apoio da população nessa luta constante”, afirmou.
Dengue na região
Toledo é o maior e mais populoso município entre os 18 que compõe a 20ª Regional de Saúde. Apesar disso, ele é o 5º município em relação a casos de dengue. Enquanto Toledo possui 169 notificações e apenas quatro casos confirmados, sendo dois autóctones e dois importados, o primeiro colocado, Guaíra, apontou 956 notificações e 415 confirmações. Depois de Guaíra estão os municípios de Palotina com 36 casos, Terra Roxa com 24 confirmações, e Santa Helena e Mercedes com cinco casos cada. Esses dados foram disponibilizados pela 20ª Regional de Saúde no dia 24 de abril.