O fluxo da frota de automóveis em Toledo aumentou consideravelmente de fevereiro para março. Segundo dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), no segundo mês do ano, a frota era de 84.426, já no terceiro mês o número subiu para 84.923, um aumento de 497 veículos. Com este acréscimo, o fluxo em todo o município fica muito maior, por isso, os cuidados com o trânsito devem aumentar.
Segundo o soldado Dagir, do Departamento de Trânsito da 1º Cia do 19º Batalhão da Polícia Militar, somente em 2014 já foram registrados em Toledo aproximadamente 400 acidentes. “A maioria dos acidentes que registramos envolvem automóveis, logo depois vem às motocicletas”. As ruas mais movimentadas da cidade foram as principais protagonistas dos acidentes.
Melhorias
Com a tentativa de tentar diminuir os índices de acidentes no município e melhorar o fluxo do trânsito toledano, a administração municipal interveio com projetos para melhorar a trafegabilidade e segurança da população. Um deles é o Expresso Central, ônibus que fará uma rota somente no centro da cidade, com a intenção de diminuir o fluxo de carros daquele local. Segundo o prefeito Beto Lunitti, o expresso garantirá mais mobilidade para a população que utiliza diariamente esse trajeto do centro. “O Expresso fará uma frota que passa pelos principais órgãos público municipais, estaduais e federais, além de hospitais, e o comércio. Dessa forma a população poderá utilizar o transporte coletivo ao invés de ir de carro até o centro”.
Outro projeto é a reformulação de vias. Uma delas, que começou a ser remodelada, é a Almirante Barroso. Com isso o fluxo ficará mais seguro, tanto para veículos quanto para pedestres. Segundo o prefeito Beto, a intenção é fazer toda a demarcação vertical e horizontal nas vias, além de implantar semáforos, garantindo melhor ordem no trânsito. “Queremos oportunizar para a população mais segurança e também melhorar o fluxo dos veículos. Para isso, estamos fazendo algumas melhorias nas vias de Toledo”. O prefeito ainda afirmou que há projetos para melhorar outras ruas, como por exemplo, a Sarandi, que sofrerá melhoras parecidas com a Almirante Barroso. Além disso, há os avanços que estão sendo feitos na Rua D. Pedro II e na XV de Novembro que vão até a Almirante Tamandaré, que irão melhorar o fluxo a atender a demanda daquela região.
Da redação da Casa de Notícias