O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Augusto de Souza, lembrou que atualmente, com o aumento dos programas federais que adquirem produtos da agricultura familiar, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), há a necessidade dessa adequação. “A primeira ação será a contratação de um médico veterinário que já foi chamado através do concurso público”. Com o trabalho, José Augusto espera ampliar a renda dos produtores rurais do município. “Poderemos dar mais opção de mercado para eles. Se, por exemplo, uma cidade não produz o que colhemos ou industrializamos aqui e precisar comprar por meio do PNAE ou o PAA nossos agricultores estarão aptos a vender”, explicou.
Além disso, o secretário de Desenvolvimento Econômico, de Inovação e Turismo, Edemar Rockembach afirmou que essa ação possibilitará a melhora de todo o setor de abate de animais do município. “Isso também resulta em melhoras no setor comercial, incentivando as instalações de empresas do ramo em Toledo”, afirmou.
Para o prefeito Beto Lunitti a adequação vai trazer benefícios ao homem do campo. “Temos promovido diversos programas com a finalidade de fixar os trabalhadores em sua propriedade rural e, mais que isso, promover a continuidade dos filhos no interior”. Beto ainda destacou que esta é mais uma ação com o intuito de ampliar as fontes de renda e geração de emprego. “Se alguém vende apenas nos limites do nosso município, com a possibilidade de vender para além das nossas fronteiras municipais, poderá ampliar a sua produção acumulando mais renda”, acrescentou.