Casa de not%c3%adcias 1144x150

POLÍTICA

NOTAS DA CÂMARA

Copel

O gerente da Copel, Jair Benk esteve na Tribuna Livre da Câmara a convite do vereador Expedito Ferreira (o Gasolina). Benk falou sobre a atuação da Copel e sobre o reforço da política de atendimento ao consumidor. O gerente informou que novos postos de atendimento serão implantados em uma série de municípios do interior. Os consumidores agradecem, pois falar com atendente é melhor que ligar em um SAC, que muitas vezes não resolve o problema de imediato.

29/03/2011 - 08:44


Fraudes em medidores

Uma informação que deixou a todos de cabelos em pé. Benk disse aos vereadores  que corre uma investigação em conjunto com o Ministério Público de que cerca de 100 empresas na cidade estariam fraudando os medidores de energia elétrica.

Surpresa

Bom, a história dos famosos gatos já é bem conhecida por todos e geralmente acontece em periferias. Já a noticia dada por Benk deixou todo mundo de queixo caído. A Casa de Notícias vai apurar e trará mais informações sobre esse fato.

 

Privatizações superadas

 

Sobre os questionamentos do vereador Paulo dos Santos sobre a postura do governo Beto Richa em relação à política adotada para a estatal, Benk frisou que a fase das privatizações já é assunto superado. Paulo lembrou que no governo de Jaime Lerner a postura do governo foi de privatizar estatais e que figurinhas tarimbadas da época de Lerner agora faziam parte do governo de Richa. Mas Benk desconversou e ressaltou que o governo sustenata que a Copel é do Estado.

 

Massing licenciado

 

O vereador Rogério Massing informou que pediu seu licenciamento por trinta dias da Câmara, mas o vereador participará ainda da sessão da próxima semana. Assumirá em seu lugar o suplente Paulo Gaspar, que ficará na Câmara por cinco sessões.

 

IML de Toledo

 

Mais uma vez os vereadores se uniram para fazer coro em defesa do Instituto Médico Legal de Toledo. O vereador João Martins (PDT), comovido relatou que no último fim de semana, assistiu no local o drama de família que aguardavam a liberação do corpo de familiares.

 

IML Toledo 2

 

Os vereadores Ademar Dorfschmidt (PMDB) e Paulo dos Santos se uniram ao coro, mas aproveitaram e ‘desceram a lenha’ no atual governador Beto Richa. Ademar disse que até ano passado a situação do IML estava resolvida depois da novela de abre e fecha as portas. O vereador disparou: “quando o governador assumiu resolveu cortar gastos e reduziu os salários dos médicos de três mil e pouco para oitocentos reais. Daí fica difícil, isso é lastimável!!”.


Corte de gastos e o jatinho novo

O vereador Paulinho endossou as críticas e fez questão de frisar que o governador cortou gastos, mas contratou serviços de transporte aéreo com dispensa de licitação no valor de 2 milhões. Paulo atacou: “com o dinheiro do jatinho o governador poderia construir 180 mil casas populares”. E disse mais: “o governador está começando muito mal seu governo”.


Concurso público para IML

O vereador Paulo disse ainda que para um órgão público como o IML é preciso realizar concurso público, ter funcionário de carreira com salários compatíveis.


Audiência Pública Lago

O vereador Leoclides Bisognin lembrou mais uma vez que no dia 5 de abril será realizada a audiência pública sobre o zoneamento do Lago. Ele convocou a população a vir discutir e opinar sobre o processo. É a oportunidade que a população tem de expor sua opinião e anseios!!!


Ecopontos

O vereador Adriano Remonti voltou a lembrar o prefeito sobre o projeto dos ecopontos. Na opinião do vereador a implantação, nem que seja experimental, poderia amenizar o problema da destinação do lixo em Toledo. Enquanto a secretaria de meio ambiente e prefeitura não se manifestam sobre o problema a pergunta continua rolando na Câmara....


CPI da Emdur

O vereador Paulo dos Santos subiu mais uma vez a tribuna para dizer a opinião pública que o pedido da CPI da Emdur não morreu. Ele frisou que o pedido está pronto e que os vereadores da oposição só estão aguardando a contratação de técnicos para auxiliar no andamento da investigação.

CPI Emdur 2

O vereador Luis Fritzen também foi a tribuna para defender a Emdur. Segundo ele a Emdur de Toledo serve a comunidade com excelentes serviços e que não se pode manchar o seu nome. Fritzen foi enfático: “não se pode falar no nome da empresa, tem que se falar no nome do cidadão que desviou, se algo ficar provado, tem acusar O responsável”. O vereador lembrou do caso das propinas que mancharam o nome dos Correios, no caso que ficou famoso nacionalmente.

Placas de bronze

O vereador Paulo dos Santos apresentou na sessão um pedido de informações sobre as placas de bronze que são colocadas nas obras inauguradas pela atual administração. O vereador questionou sobre quanto foi gasto em placas, quantas estão na prefeitura aguardando serem colocadas. Mas o pedido teve voto contrário dos vereadores da bancada do governo, entretanto foi aprovado pela maioria.


Votaram a favor

Paulo dos Santos e Adriano Remonti (PT), Leoclides Bisognin e Ademar Dorfschmidt (PMDB), Expedito Ferreira (PSDB) e João Martins (PDT).


Votaram contra

Votaram contra o pedido de informações os vereadores Luis Fritzen (PP), Renato Reiman (PP), Eudes Dallgnol (PP), Rogério Massing (PSDB).


Direito de Fiscalização

È direito do vereador pedir informações, pois está no seu dever de fiscalizar o Executivo, e dever do poder público zelar pela transparência de suas ações, visto que deve explicações a população sobre os gastos públicos – dinheiro público advindo de impostos do contribuinte. Portanto, a aprovação dos pedidos de informação deveria ser praxe na Câmara, garantindo o velho ditado quem não deve não teme.



Por Rosselane Giordani

 

Sem nome %281144 x 250 px%29