Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Obras da ETE Norte contam com previsão de término para 2015

Toledo se apresentou como destaque nos investimentos em saneamento básico e tratamento de esgoto em relação aos municípios que participaram da 8ª Conferência Nacional de Saneamento Básico, realizada em São Paulo no último dia 2 de abril. Prova disso são as conversas para o projeto da Estação de Tratamento Sul (ETE SUL) e as obras da Estação de Tratamento Norte (ETE Norte), que iniciaram no início de abril e possuem prazo de término até julho de 2015. Nesta terça-feira (29), o prefeito Beto Lunitti, representantes da Empresa de Saneamento do Paraná (SANEPAR), do Conselho Municipal dos Usuários de Água e Esgoto (COMUSAE), do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMA), além de outros secretários municipais, acompanharam o andamento da obra.

30/04/2014 - 20:59


A ETE Norte está localizada na Linha Videira, proximidades do Centro de Treinamento do Toledo Colônia Work (TCW) e do Arroio Marreco. Nesta ampliação do sistema estão sendo investidos mais de R$ 7,6 milhões. A unidade terá dois módulos de tratamento com capacidade para tratar 80 litros de esgoto por segundo. As obras contemplam ainda a instalação de dois filtros biológicos, decantadores, 19 leitos de secagem e laboratório.

Segundo o gerente regional da Sanepar em Toledo, Fábio Oliveira Leal, a área da construção foi escolhida estrategicamente, longe da zona residencial da cidade, evitando o passivo de odores. “A previsão é concluir as obras da ETE Norte em maio do ano que vem. Quando a unidade entrar em operação serão desativadas as estações de tratamento Industrial e Santo Campagnolo, localizadas na Vila Industrial”. Após a desativação, as estruturas das ETE’s serão retiradas e os locais serão reurbanizados. Depois, o futuro do terreno será definido. Conforme Fábio, além dos investimentos na estação, serão aplicados mais cerca de R$ 6,8 milhões na tubulação que levará o esgoto da cidade para a ETE Norte.

Para o secretário de Meio Ambiente, Leoclides Bisognin, os diversos benefícios da instalação da ETE Norte são de extrema importância para o município. “A estação captará cerca de 30% do esgoto que é produzido na cidade e a água tratada será depositada no Arroio Marreco, a cerca de 3 km de onde a Estação estará instalada”, explicou.

O gerente geral do Oeste e Sudoeste da Sanepar, Renato Mayer Bueno comentou que a ETE Norte está em fase de preparação inicial, com a escavação dos tanques e construção das lajes, instalação dos filtros e do sedimentador. Posteriormente será feita a armação com ferragens e a concretação do fundo e das paredes. Conforme Renato, além de todas as vantagens, no final do tratamento, o lodo que sobra do tratamento da água será doado aos agricultores do município para a utilização na produção. “O lodo é rico em minerais e materiais orgânico e pode ser utilizado em áreas de reflorestamento e cultivo de grãos”. O gerente ainda lembrou que o que prejudica o tratamento é o óleo de fritura e gorduras que são depositadas no esgoto. “É importante que as pessoas tomem consciência que os óleos devem ser depositados em recipientes próprios e não jogados nos ralos das pias, por exemplo”, ressaltou.

Quem também participou da ação foi o prefeito Beto Lunitti que destacou a importância da obra para o município. “Teremos um tratamento de efluentes de qualidade, contribuindo para o meio ambiente a para a vida das pessoas. O local foi escolhido devidamente licenciado e teremos a remoção das antigas estações na Vila Industrial”. Beto ainda destacou que o local para a instalação é longe de habitações e isto é importante para que não gere desconforto para que reside próximo do local.

ETE Sul

Além da ETE Norte, a Sanepar e o Governo Municipal estão em fase de elaboração do projeto da ETE Sul, que irá substituir as outras estações de tratamento instaladas no perímetro urbano do município. Ela será construída na Linha Cerâmica. Para o presidente do COMUSAE, Flávio Augusto Scherer essa uma conquista para o município, que já é esperada há muito tempo. “Ver que as obras estão em andamento e em ritmo acelerado nos proporciona uma visão otimista para que antes do previsto a Estação entre em funcionamento para melhorar o atendimento de saneamento à população”, ressaltou

 

Anuncio gene 2