Nesta segunda-feira, dia 5 de maio, é celebrado o Dia Mundial de Higienização das Mãos, que objetiva conscientizar a população sobre a importância de limpar as mãos como forma de prevenção à doenças e infecções hospitalares. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é possível reduzir em até 40% a incidência de doenças como: diarreia, gripe, viroses, infecções estomacais e respiratórias com o simples ato de higienizar as mãos. “A higienização feita com álcool é superior a feita com o sabonete comum, pois além de limpar, a substância é antisséptica e mata todas as bactérias que possam estar nas mãos”, explica Juliana Gerhardt, médica infectologista do Hospital Bom Jesus (HBJ).
O álcool em gel indicado para realizar a higienização deve ser de boa qualidade, com a concentração 70% e sempre permanecer com a tampa fechada quando não está sendo utilizado.
No dia-a-dia
Higienizar as mãos após ir ao banheiro, antes de comer ou manipular alimentos e quando chegar de um ambiente externo são ações que previnem a proliferação de bactérias. Além disso, quanto tossir ou espirrar, o ideal é usar um lenço e evitar levar às mãos a boca. “No ambiente hospitalar, manter as unhas curtas e limpas, não usar anéis e pulseiras também auxilia na prevenção às infecções”, finaliza Juliana.