O secretário da Fazenda, Neuroci Frizzo, informou que estes valores vieram por meio de investimento a fundo perdido, ou seja, recursos cedidos pelo Governo Federal sem a necessidade que o município devolva aos cofres da União o valor correspondente. “Agora estamos buscando um financiamento para a implantação dos outros dois conjuntos. A previsão é que até o final de 2014 os distritos já contem com mais duas equipes em funcionamento”, informou.
A aquisição das máquinas irá ampliar as ações de melhoria na infraestrutura das comunidades do interior, pois os serviços serão executados com mais agilidade e conforme a necessidade dos produtores rurais afirmou o secretário de Infraestrutura Rural, Lídio Michels. “Por meio do programa Distrito em Ação mais Produção poderemos realizar com mais rapidez os serviços necessários ao interior como, por exemplo, obras em acessos nas propriedades que é uma reivindicação do setor”.
A previsão no plano de governo era a implantação de seis equipes, porém Lídio Michels afirmou que não haverá necessidade. “São vários equipamentos que darão suporte ao interior com tranquilidade. Nossa previsão é que consigamos atender as regiões, pré-determinadas em nosso mapeamento, a cada dois meses contando com os três conjuntos de maquinários”, frisou.
Programa
O projeto prevê a implantação de três equipes para atender os distritos conforme agendamento das necessidades dos produtores rurais nas suas comunidades. O objetivo é suprir as demandas de terraplanagem para construções (aviários, pocilgas, estrebarias, esterqueiras, trincheiras e galpões) e demais demandas das atividades rurais. Cada conjunto conta com um trator de esteira, dois caminhões caçamba, retroescavadeira, escavadeira hidráulica, pá carregadeira e motoniveladora. De acordo com o secretário Lídio Michels, os conjuntos ficaram disponíveis em distritos conforme a distribuição logística que será definida pela administração municipal.
Mais veículos
Além da entrega dos equipamentos do Programa Distrito em Ação Mais Produção, na ocasião serão entregues mais nove veículos para auxiliar nos diversos serviços prestados a população. Serão nove utilitários – sete camionetes Relly, uma Renault Duster e uma camionete Fiat Strada – para uso das Secretarias de Administração, Habitação e Urbanismo, Segurança e Trânsito, Planejamento Estratégico, Infraestrutura Rural e Meio Ambiente, e um microônibus – adaptado para usuários com necessidades especiais – que será destinado a Secretaria Municipal de Educação (SMED).
Da Assessoria