Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

AMBIENTE

Apresentações culturais e oficinais marcaram a 1° tarde da Expedição Rio Toledo

A programação do ‘Encontros e Caminhos – Expedição Rio Toledo’ prosseguiu durante a tarde de segunda-feira (05) com apresentações culturais e oficinas. Centenas de alunos, entre crianças e jovens, além de pais participaram das ações que foram realizadas na Escola Municipal São Luiz, no distrito de São Luiz. As atividades tiveram como intuito o envolvimento das comunidades em ações de sustentabilidade.

05/05/2014 - 21:07


Para dar início a programação, a secretária de Comunicação Social da Prefeitura e coordenadora do evento em Toledo, Rosselane Giordani explicou para garotada o objetivo do ‘Encontros e Caminhos – Expedição Rio Toledo’. “Queremos realizar um resgate da importância histórica, cultural, social e ambiental do Rio Toledo, que deu nome ao município, por meio de atitudes que promovam a consciência ambiental”.

Todas as ações são fruto do trabalho intersetorial de diversas secretarias, como destacou a secretária de Educação, Tania de Grandi. “É uma satisfação estar participando desse evento em parceria com tantas outras pastas. Esperamos poder contribuir para a conscientização desses jovens, por meio da Educação ambiental, pois sabemos a urgência e importância desse desafio”.

Para abrir as atividades da tarde, alunas do pré a 5° série realizaram uma apresentação de Balé. Ainda embalados pela música a turma do 3° ano do ensino fundamental apresentou uma peça teatral, onde destacaram a importância da preservação do Meio Ambiente. “Essas atividades vem ao encontro das ações de preservação ao meio ambiente que a escola já realiza. Além de proporcionar uma reflexão a cerca da importância de se preservar os bens naturais que nós temos ao nosso redor”, explicou a diretora da Escola, Adriana Camozzato Teixeira.

Too Entendendo a Bicharada

Ainda na programação da tarde de segunda-feira, o ‘Encontros e Caminhos – Expedição Rio Toledo’ contou com a apresentação do teatro “Too Entendendo a Bicharada”. A peça retrata a história de um empresário que quer destruir o meio ambiente em prol dos negócios, mas que é convencido pelos bichos. “Nossa mensagem é sobre a importância do ecossistema para a vida como um todo, até mesmo para as cidades. Na história, por exemplo, os bichos mostram como a preservação do meio ambiente poderia ser positiva para os próprios negócios do empresário”, ressaltou o estagiário da Secretaria de Meio Ambiente, Lucas Botelho. O teatro foi apresentado com a colaboração dos jovens dos Centros da Juventude (CJU’s) e da Secretaria de Meio Ambiente.

Oficinas de Jardinagem

Por meio dos adolescentes do Projeto Florir Toledo, o primeiro dia de atividades contou ainda, com Oficinais de Jardinagem e Paisagismo, de Orticultura e de Ervas Medicinais. Segundo o coordenador do Florir Toledo, Oséias Soares dos Santos, as ações vem ao encontro das propostas do ‘Encontros e Caminhos – Expedição Rio Toledo’. “Nós desenvolvemos uma horta na escola, além de um jardim em formato de coração, como sugeriram os jovens e o plantio de ervas medicinais”. Tudo isso com foco na preservação. “Usamos a reciclagem como base dos trabalhos, por exemplo, com a reutilização de pneus para canteiros de flores”. Para a participante do Projeto, Diana Caroline kirchBinsfeld, as atividades são importantes. “É uma oficina que demonstra para as outras pessoas o que é o trabalho do Florir e a importância que essas ações de meio ambiente tem para as gerações futuras”.

Oficina de Fitoterapia

Entre as atividades do primeiro dia do ‘Encontros e Caminhos – Expedição Rio Toledo’ esteve a Oficina de Fitoterapia. Toledo conta com um arranjo produtivo local de plantas medicinais, que tem por objetivo formar uma cadeia sustentável na própria região. Segundo a assistente social, Denise Liell, o município é um dos 14 projetos de todo Brasil. “Queremos melhorar a cada dia esse projeto, trabalhando com os próprios profissionais da saúde a preparação”. Para a coordenadora do Programa de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, Elenir Rudek, trabalhar o assunto durante a Expedição é muito importante. “Só com os jovens vendo como funciona é que eles entenderão a importância, por exemplo, de manter uma alimentação saudável. Nossa intenção é ensinar a forma correta de preparar chás e até mesmo as contraindicações”, explicou.

Oficina de Leitura

Durante as atividades do ‘Encontros e Caminhos – Expedição Rio Toledo’ na Escola Municipal São Luiz houve ainda, a realização de Oficina de Leitura para as crianças da educação infantil. O trabalho foi desenvolvido pelo professor da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Ney Arboleya. Segundo ele, o objetivo é contar histórias e desenvolver atividades “Nosso trabalho é de incentivo. A gente parte do princípio de que esse tipo de atividade estimula o imaginário e a formação do leitor. Aqui, por exemplo, usamos o contexto do meio ambiente”, afirmou.

Oficina de Educomunicação

As entrevistas e imagens produzidas durante o primeiro dia de atividades do ‘Encontros e Caminhos – Expedição Rio Toledo’ contaram com a colaboração de jovens do Florir Toledo e do Centro da Juventude do Jardim Europa. Segundo a adolescente do Florir Toledo, Evelin Gonzaga de Souza, a experiência foi positiva. “Foi boa, porque agora tenho mais conhecimento. Antes tínhamos apenas a teoria e hoje tivemos a prática da entrevista, da fotografia e da filmagem”. Os jovens foram orientados pela equipe da Secretaria de Comunicação Social de Toledo e supervisionado pela secretária Rosselane Giordani, o material produzido será disponibilizado na fanpage oficial do município – www.facebook.com/oficialtoledo - e no site – www.toledo.pr.gov.br. “A intenção é que todo o material coletado durante a Expedição fará parte de um mini documentário que será apresentado no encerramento do evento, no dia cinco de junho”, explicou Rosselane.

 

Anuncio gene 2