1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Prefeito recebe diretoria da ACIT

O prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, recebeu hoje na sala de reuniões do gabinete, integrantes da nova diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), presidida pelo empresário Walmor Lodi.

29/03/2011 - 14:17


Os integrantes da entidade vieram fazer um primeiro contato oficial, depois da eleição da nova diretoria da entidade, e entregar o convite para a posse festiva, no dia 8 de abril, às 20h30min, no salão de inverno do Olinda Park Hotel.

Durante o contato com os novos integrantes da diretoria a entidade, o prefeito de Toledo falou sobre vários projetos em andamento e colocou-se à disposição da ACIT para defender projetos de interesse comum, como o aeroporto regional. Segundo ele, mesmo com os investimentos pontuais que estão sendo feitos no aeroporto de Cascavel, o projeto de construção do aeroporto regional continua forte e de interesse do município. O prefeito adiantou aos empresários que já fez alguns contatos em Curitiba visando a retomada das discussões sobre o projeto, pela importância dele para o desenvolvimento da região. “Estamos discutindo e no momento oportuno vamos chamar a ACIT, que também defende esta bandeira, para viabilizar este projeto, que é para médio prazo”, destacou ele.
Schiavinato adiantou aos empresários alguns dos investimentos que pretende fazer no município e destacou a importância da iniciativa privada, respondendo aos investimentos do setor público. Conforme o prefeito, as ações de reurbanização deverão ter sequência, com avenidas e rotatórias, que se mostraram eficazes, disciplinando o trânsito e reduzindo o número de acidentes, além de deixar a cidade mais bonita. Paralelo a estes investimentos públicos percebe-se o empenho da iniciativa privada, também investindo em seus estabelecimentos.
O prefeito anunciou novos investimentos em iluminação pública. Segundo ele, nunca se investiu tanto neste setor em Toledo. Entre os investimentos ele citou a assinatura do contrato para a iluminação da Avenida J. J. Muraro, que está sendo urbanizada, e a troca do sistema de iluminação pública do Largo São Vicente de Paulo, entre a Rui Barbosa e a Santos Dumont. Serão colocados cerca de 10 superpostes com iluminação idêntica a da Avenida Paulista, em São Paulo.
O prefeito também confirmou para breve a instalação de um sistema de bicicletas interligando várias regiões da cidade com ciclovia. Serão cinco pontos da cidade, onde o usuário vai poder pegar e entregar a bicicleta, pagando uma pequena taxa. Este serviço, bastante utilizado em países de primeiro mundo, já foi implantado na forma de projeto piloto no Parque Frei Alceu, no Jardim Porto Alegre, com excelente aceitação. No local a pessoa utiliza a bicicleta sem custo para a prática de atividades físicas e posteriormente devolve no mesmo ponto onde foi retirada.
Schiavinato falou ainda dos investimentos feitos em pavimentação rural, recebendo elogios pelos benefícios que representam ao homem do campo, em conforto e qualidade de vida, e comentou sobre o financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que representou uma economia de R$ 2 milhões, graças a desvalorização do dólar. “O valor que pegamos emprestado é menor do que vamos pagar”, acrescentou o prefeito, ressaltando a importância dos investimentos feitos. Outro processo de financiamento está sendo executado, desta vez com a Agência Francesa de Desenvolvimento, que deverá possibilitar investimentos na área ambiental, além de mais qualidade de vida à população.
O prefeito de Toledo comunicou aos empresários que na próxima semana deverá ir a Brasília para fazer novos contatos para tentar viabilizar a autorização para a licitação do Hospital Regional, uma importante obra na área de saúde, não só para Toledo como para os demais municípios que fazem parte da 20ª Regional. Além de recursos para esta obra, estão assegurados do governo federal investimentos para a construção de uma creche, três novas unidades de saúde (Concórdia, Pancera e Santa Clara IV) e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que será instalada próximo à UTFPR, além de financiamento do PAC para urbanização de áreas com novas casas populares. Mesmo já tendo esgotada a cota do município para o programa Minha Casa, Minha Vida, Schiavinato disse que estão sendo feitos novos contatos visando outras formas de financiamento com a CEF para atingir a meta de construir 2.200 casas até o final do seu mandato. Os terrenos para isso já foram adquiridos pelo município.
Sem nome %281144 x 250 px%29