O quadro interativo representa uma evolução na rede municipal de educação, conforme informou a coordenadora de Tecnologias Educacionais, Michelle Bedin. “Esse Convênio vem ao encontro da demanda que temos hoje na educação, e principalmente dos objetivos do município que já está adquirindo equipamentos como esse para as escolas municipais”.
Segundo o prefeito Beto Lunitti, o objetivo é que até o fim de 2016 todas as salas de aula da rede municipal contem com um equipamento. “Eu sou de uma geração “analógica”, mas essas crianças são digitais. Elas já tem contato diário com a tecnologia em suas casas, então nada melhor do adaptar isso para a Educação, utilizando a tecnologia a favor das nossas crianças”, explicou.
A secretária de Educação, Tania de Grandi, lembrou ainda, que no mês de maio e junho serão realizadas capacitações para os profissionais da Educação. “Uma servidora da SMED já realizou hoje uma demonstração que foi muito bem recebida pelos professores e alunos e a intenção é que todos os profissionais que atuarão em salas de aula possam passar pela capacitação para essa nova tecnologia a favor da Educação”, afirmou.
Durante a entrega, crianças do 3°, 4° e 5° ano puderam conferir de perto a nova ferramenta de ensino. A pequena Mayara Luana Hartmann, de 7 anos, acho muito interessante. “É legal, acho que a aula vai ficar melhor ainda”. Opinião compartilhada pelo colega, Leandro Lopes Bombardeli, de 9 anos. “Achei mais legal a caneta de tocar o quadro. Muito legal”, comentou.
Quem também aprovou a novidade foi a diretora da Escola, Cleusa Rorig. “Acho que tudo o que é novo, que vem para mudar as escolas, trazer mais interatividade e diversificar é muito bom”, finalizou.
Beneficiários
O equipamento trata-se de uma tecnologia desenvolvida especialmente para o Ministério da Educação (MEC) e não depende de uma superfície específica para funcionar. Mesmo assim, Toledo sai mais uma vez na frente por contar com quadros adequados para utilização na maioria das escolas municipais. Além da Escola Municipal São Pedro, as escolas da rede municipal de ensino, localizadas no interior como a Escola Municipal Tomé de Souza, Santo Antonio, Miguel Dewes, São Pedro, Nossa Senhora das Graças e São Dimas também já receberam o equipamento. Um dos quadros interativos foi destinado a Secretaria Municipal de Educação (SMED) para capacitação dos professores. As demais escolas municipais já estão cadastradas no Convênio.